sexta-feira, 23 de março de 2018

RAVIOLI DE BETERRABA E CÚRCUMA COM RICOTA




Eu amei o visual desse ravioli mas, confesso, ele é um pouco trabalhoso para quem não esta acostumado a trabalhar com massa em casa - isso, ele só pode ser feito com massa caseira! Mas não ficam lindos??! As listras vermelhas são de beterraba e as listras amarelas são de cúrcuma. O molho é de laranja com sálvia. Uma receita leve mas cheia de sabor. Fiz esses raviolis olhando videos do blog Salty Seatle, uma conta que sigo no instagram. Não é o tipo de receita que voce vai fazer no dia a dia, nem com tanta frequencia mas vale uma investida de tempo e esforço para uma ocasião especial. 😉


Ingredientes para duas pessoas
Para a massa de beterraba
1 beterraba pequena
100 gr de farinha de trigo
1 ovo fresco
Azeite
Para a massa de beterraba
100 gr de farinha de trigo
1 colher de sopa de curcuma
1 ovo fresco
Azeite
100gr de ricota fresca
½ xicara de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de 3 laranjas
150gr de manteiga
½ maço de salvia fresca
Raspas de 1 limão siciliano



Para fazer a massa de beterraba. Lave bem a beterraba e, depois de seca, enrole em um papel de aluminio e leve ao forno por 40min ou até que esteja macia. Retire do forno e, com o auxilio de uma faca, retire a casca. Espere esfriar e tranfira a beterraba em pedaços para um processador, processe até obter uma massa, junte um ovo e processe novamente até obter uma massa bem lisa. Em uma vasilha coloque a farinha e faça uma cavidade no centro. Junte uma colher de sopa cheia de azeite e metade da massa de beterraba. Misture com um garfo incorporando todos os ingredientes. A massa deve ficar lisa e facil de manusear, nem muito seca, nem muito molhada. Para conseguir o ponto acrescente mais farinha ou beterraba se necessário. Embrulhe a massa em filme plastico e leve a geladeira. Faça a massa de curcuma.
Em uma vasilha junte 100gr de farinha, um ovo, 1 colher de sopa de azeite e a curcuma. Misture bem até obter uma massa bem lisa e facil de manusear, nem muito seca, nem muito molhada. Para conseguir o ponto acrescente mais farinha ou um pouco de água se necessário. Embrulhe a massa em filme plastico e leve a geladeira. Faça o recheio. No processador coloque a ricota, o creme de leite fresco, sal, pimenta do reino a gosto. Processe até obter um creme liso. Desligue o processador e acrescente metade raspas de limão. Monte a maquina de fazer macarrão e passe a massa até obter laminas finas. Abra as duas massas. A massa de curcuma corte em espaguete largo. Apoie a massa de beterraba sobre uma superficie e disponha as listras de curcuma sobre a de beterraba. Passe o rolo por cima levemente para “ prender”. Passe a massa novamente pelo cilindro para fixar as listras. Repita a operação mais duas vezes.     Com o auxilio de um cortador redondo corte 26 discos de massa. Sobre um disco coloque uma porção do creme de ricota. Molhe as bordas do disco de massa e disponha outro disco por cima. Pressione as bordas até que estejam fechadas. Repita essa operação até formar os 13 raviolis.  Em uma frigideira coloque 3 colheres de sopa de manteiga para aquecer, quando começar a espumar retire a espuma com o auxilio de uma colher. Junte as folhas de salvia e deixe por 1 minuto. Junte o suco de laranja reduzido e misture sem colher, ou seja, apenas mexendo a frigideira. Desligue o fogo e reserve.  Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver fervendo junte os raviolis. Deixe cozinhar por 5 minutos e escorra reservando uma xicara de água. Transfira os raviolis para a frigideira e misture bem com o molho. Na hora de servir coloque cinco raviolis por prato e sirva com queijo parmesão ralado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário