quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

NHOQUE DE BAROA COM SIRI - SEM GLÚTEN




Acho que não existe batata com mais sinônimos que a batata baroa, também conhecida, entre outros nomes, por mandioquinha, batata amarela, batata salsa, cenoura branca, etc... A batata baroa é originaria dos Andes e muito cultivada em toda a America do Sul, tem um ótimo valor nutricional, sendo fonte de vitaminas B e C e, entre nossas batatas, a de mais fácil digestão.
É enorme a sua utilização na culinária podendo substituir a batata inglesa e a batata doce em várias receitas. Aqui segue um exemplo do nhoque de batata baroa sem gluten que pode ser feito tanto com a batata inglesa, como com a batata doce, que já postei aqui

Ingredientes
Para duas pessoas
300gr  batata baroa (mandioquinha)
2 ovos
2 xícaras de farinha de arroz (ou o quanto baste, a quantidade pode variar dependendo do tamanho de sua batata e da umidade)
Farinha de arroz para polvilhar
Sal e pimenta do reino a gosto
½ xicara de caldo de legumes caseiro
½ cebola média
2 dentes de alho
200gr de carne de siri fresca catada e de boa qualidade
3 tomates maduros
½ xicara de passata de tomate (pode substituir por molho de tomate de boa qualidade)
100ml de conhaque (pode substituir por outra bebida alcoolica que seja possível flambar)
½ pimenta dedo de moça sem sementes


Descasque as batatas baroa, enrole em papel alumínio e coloque no formo quente a 220º.C por 30 min ou até que estejam macias.  Passe pelo espremedor até obter um purê. Quando estiver fria junte os ovos e misture bem. Junte 1 xícara de farinha de arroz. Misture bem e coloque a massa sobre uma superfície lisa polvilhada com a farinha de arroz. Com o auxilio das mãos verifique se a massa já esta no ponto de ser modelada, se necessário adicione mais farinha de arroz. A massa não deve ser muito firme nem muito mole. Massa muito firme deixa o nhoque pesado para a digestão, massa muito mole, com pouca farinha, se desmancha quando cozida. Corte pedaços de massa e modele, enrole em tiras e corte em cubos. Com o auxilio de uma faca, faça o corte dos nhoques. Reserve e faça o molho. Descasque a cebola e o alho e pique em cubos bem pequenos. Lave bem os tomates e retire a casca e as sementes. Corte os tomates em cubos pequenos. Reserve. Em uma panela coloque uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de manteiga.  Junte a cebola e deixe refogar até que a cebola esteja transparente, junte o alho picado e deixe refogar por mais 2 minutos. Junte a carne de siri, misture bem e deixe refogar até que esteja quase seca. Junte o conhaque e flambe.  Junte os tomates picados, misture bem. Junte o caldo de legumes e a passata, tempere com sal e a pimenta do reino. Misture bem. Pique a pimenta dedo de moça e junte a panela. Prove e acerte o sal. Desligue o fogo e reserve.   Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver quente, mas sem ferver, junte porções do nhoque. Espere que subam até a superfície da água e, com o auxilio de uma escumadeira, retire os nhoques e coloque-os sobre uma travessa. Repita a operação até que todos os nhoques estejam cozidos. Distribua o molho sobre os nhoques e sirva guarnecido com queijo parmesão ralado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário