terça-feira, 2 de janeiro de 2018

RAVIOLI DE BRIE COM MANTEIGA NOISETTE, SÁLVIA E AMÊNDOAS



Essa é uma das receitas de ravioli que eu mais gosto, é bem leve e tem um sabor maravilhoso, é o prato perfeito para um jantar com uma boa taça de vinho. A massa, por ser caseira, é leve trazendo um sabor todo especial para a combinação do queijo com a sálvia e as amêndoas. O trabalho aqui fica por conta de fazer a massa e rechear os raviolis mas, para quem tem experiencia ou habilidade na cozinha, vale o trabalho para poder saborear esse prato que é uma loucura. Para aqueles que possuem a forma de ravioli, que é o meu caso, o trabalho fica bem simplificado podendo fazer o recheio rapidamente para vários raviolis ao mesmo tempo :)
Sempre faço a conta de 1 ovo e 100gr de farinha por pessoa porem sempre sobra um pouquinho mais então, nesse caso, a medida abaixo acaba dando para alimentar 3 pessoas, isso se não tiver ninguém guloso demais :)


Serve até 3 pessoas
Ingredientes
200gr de farinha de trigo
2 ovos frescos
1 colher de sopa de azeite
1 xicara de queijo parmesão de boa qualidade
200gr de queijo brie
Azeite
Sal a gosto
1 xicara de manteiga
½ xicara de amêndoas torradas sem casca
½ xicara de folhas de salvia fresca

Para fazer a massa do ravioli. Em uma vasilha coloque a farinha. Faça um burraco no centro da farinha e coloque 1 colher de sopa de azeite e os ovos. Com as mãos misture bem até formar uma bola de massa. Se estiver muito seca junte uma colher de sopa de água até que esteja uniforme. Envolva a massa com um filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30min. Monte a maquina de fazer macarrão e polvilhe a superfície com farinha de trigo. Retire a massa da geladeira  e passe a massa na maquina até obter laminas finas. Com o auxilio de um cortador redondo corte discos de massa. Abra o brie e corte cubos pequenos. Reserve. Sobre um disco coloque um ou dois cubos de brie – depende do tamanho dos discos de massa e do tamanho dos cubos de brie. Molhe as bordas do disco de massa e disponha outro disco por cima. Pressione as bordas até que estejam fechadas. Repita essa operação até formar todos os raviolis. Reserve. Faça o molho. Em uma panela pequena coloque a manteiga e leve ao fogo baixo para derreter, conforme a manteiga for derretendo formará uma espuma na superficie. Com o auxilio de uma colher retire toda a espuma que se forma até que não fique mais nada. Deixe a manteiga dourar até adquirir uma cor marron claro. Junte as folhas de salvia, desligue o fogo e junte as amêndoas. Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver fervendo abaixe o fogo e  junte os raviolis. Deixe cozinhar por 4 minutos e escorra. Junte os raviolis ao molho. Sirva com queijo parmesão ralado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário