terça-feira, 19 de setembro de 2017

TALHARIM COM AÇAFRÃO E PUPUNHA FRESCO



Você conhece a origem do Açafrão? Sabe reconhecer o açafrão verdadeiro quando encontra na loja? Sabia que algumas lojas vendem a cúrcuma como açafrão e que essa especiaria é conhecida como açafrão da terra?
O açafrão verdadeiro é  extraído dos pistilos de flores de Crocus Sativus, uma planta da família das Iridáceas. É utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo. O açafrão verdadeiro é tido como uma das mais caras ou a mais cara especiaria do mundo uma vez que, para se obter um quilo de açafrão seco, são processadas manualmente cerca de 150.000 flores, e é preciso cultivar uma área de aproximadamente 2000  m².  Quando voce vai em um restaurante barato, ou de preço mediano e encontra um prato que diz que é feito de açafrão, desconfie. Provavelmente é feito de açafrão da terra, que provem de uma raiz e é totalmente diferente do açafrão verdadeiro. Na foto abaixo deixei os pistilos do açafrão verdadeiro na receita para que voces pudessem ver a diferença.
Voce pode encontrar o açafrão fresco, em pistilos, em boas delicatessens ou lojas especializadas, também pode encontrar – nessas mesmas lojas – algumas misturas de especiarias especificas para pratos que utilizam o açafrão como, por exemplo, a Paella. Nesses  casos procure comprar as marcas importadas de boa qualidade para ter uma garantia maior que o açafrão contido na mistura não é um produto similar que apenas dá a cor a sua receita deixando de lado o sabor. Bons produtos fazem toda a diferença no sabor final de sua receita.


Serve até 3 pessoas
Ingredientes
200gr de farinha de trigo
2 ovos frescos
1 colher de sopa de azeite
½ cebola
½ copo de vinho branco seco
150ml de creme de leite fresco
½ colher de chá de pistilos de açafrão fresco
1 xicara de queijo parmesão de boa qualidade
½ bandeja de palmitos frescos
Azeite
Sal a gosto

Para fazer a massa do ravioli. Em uma vasilha coloque a farinha. Faça um burraco no centro da farinha e coloque 1 colher de sopa de azeite e os ovos. Com as mãos misture bem até formar uma bola de massa. Se estiver muito seca junte uma colher de sopa de água até que esteja uniforme. Envolva a massa com um filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30min. Monte a maquina de fazer macarrão e polvilhe a superfície com farinha de trigo. Retire a massa da geladeira  e passe a massa na maquina até obter laminas finas. Monte o cortador de espaguete e corte o macarrão. Reserve.  Faça o molho. Em uma panela pequena coloque o creme de leite e a cebola. Leve ao fogo baixo e deixe em infusão por 15 min. Retire o pedaço de cebola, junte o açafrão e o queijo parmesão,  misture bem.  Aqueça em fogo baixo por 3 min e deixe descansar. Lave bem e corte o palmito em rodelas de 1cm de espessura. Aqueça uma frigideira com 1 colher de azeite e coloque as rodelas de palmito, deixe cozinhar por 2 minutos mexendo se for necessário. Junte o vinho e deixe reduzir até a metade. Abaixe o fogo e junte o molho de creme de leite, misture bem. Prove e acerte o sal se for necessário. Reserve.
Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver fervendo abaixe o fogo e  junte o espaguete. Deixe cozinhar por 4 minutos e escorra. Junte o espaguete ao molho. Sirva com queijo parmesão ralado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário