sexta-feira, 25 de agosto de 2017

NHOQUE DE BATATA DOCE ROXA SEM GLÚTEN COM FONDUTA DE QUEIJO





Eu adorei esse nhoque, alias adoro nhoque sem gluten – você mata aquela vontade de comer uma massa mas, ao mesmo tempo, come uma refeição leve. Ideal para um jantar e falando a verdade, esse prato com batata doce roxa fica lindo! A fonduta de queijo complementa o prato fechando o sabor com chave de ouro. Adoro!

Ingredientes
Para duas pessoas
1 batata doce roxa grande ou duas médias
1 ovo
1 xícara de farinha de arroz (ou o quanto baste, a quantidade pode variar dependendo do tamanho de sua batata e da umidade)
Farinha de arroz para polvilhar
Sal e pimenta do reino a gosto
Para o Molho
300 ml de creme de leite fresco
½ cebola média
1 ½ xicara de queijo parmesão ralado de boa qualidade
½ xicara de vinho branco



Lave bem as batatas doces e enrole-as em papel de alumínio. Leve ao forno pre-aquecido a 200º. C por 40min ou até que estejam macias. Retire-as do forno, parta ao meio e, com o auxilio de uma colher, retire o miolo descartando as cascas.  Passe pelo espremedor até obter um purê bem liso. Reserve. Quando estiver fria junte o ovo  e meia xícara de farinha de arroz e tempere com um pouco de pimenta do reino a gosto. Coloque a massa sobre uma superfície lisa polvilhada com a farinha de arroz. Com o auxilio das mãos verifique se a massa já esta no ponto de ser modelada, se necessário adicione mais farinha de arroz. A massa não deve ser muito firme nem muito mole. Massa muito firme deixa o nhoque pesado para a digestão, massa muito mole, com pouca farinha, se desmancha quando cozida. Corte pedaços de massa e modele, enrole, faça tiras e corte. Com o auxilio de uma faca faça o corte dos nhoques. Reserve e faça o molho. Em uma panela coloque o vinho e a cebola cortada em pedaços médio, deixe reduzir em fogo baixo até que o vinho esteja pela metade. Junte o creme de leite fresco e deixe aquecer. Retire os pedaços de cebola e junte o queijo parmesão ralado misturando bem até que esteja todo dissolvido e o creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino branca a gosto. Reserve.   Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver quente, mas sem ferver, junte porções do nhoque. Espere que subam até a superfície da água e, com o auxilio de uma escumadeira, retire os nhoques e coloque-os sobre uma travessa. Repita a operação até que todos os nhoques estejam cozidos. Distribua o molho sobre os nhoques e sirva guarnecido com queijo parmesão ralado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário