quinta-feira, 1 de junho de 2017

LÍNGUA DEFUMADA COM MOLHO DE TOMATE E PURÊ DE ERVILHAS



Lingua de boi é um daqueles ingredientes que quando você fala para as pessoas que vai comer a grande maioria torce o nariz. Confesso que não sei se experimentaria comer língua se fosse adulta, e nunca tivesse provado. É estranho! Mas eu adoro desde que me lembro por gente minha mãe fazia língua – sempre defumada. Não gosto da língua fresca, para falar a verdade não tenho costume de come-la mas simplesmente adoro a língua defumada
Essa receita é uma variação da receita tradicional que minha faz, e que, é a que eu mais gosto e que você pode achar aqui.

Ingredientes
Para 4 pessoas
1 lingua defumada média
3 folhas de louro
2 cebolas médias
3 colheres de sopa de vinagre
2 xicaras de extrato de tomate
150ml de caldo de carne
2 dentes de alho
1 pacote de ervilhas congeladas
6 cebolas bolinha
200gr de de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto


Coloque a língua em uma panela de pressão e cubra com água. Junte as folhas de louro e meia cebola. Feche a panela e deixe na pressão. Conte 30 min após começar a apitar. Retire a pressão e retire a língua da panela. Com o auxilio de uma faca bem afiada retire a pele até que toda a língua esteja limpa. Se você comprou uma língua sem pele então não precisa fazer essa etapa. Corte a língua em fatias finas, cerca de 1 cm de espessura e reserve.  Descasque a cebola e o alho –  e pique em cubos bem pequenos – não pique as cebolas bolinha, somente a cebola comum. Aqueça uma panela com 2 colheres de azeite e coloque a cebola em cubos pequenos e o alho picado para refogar.  Quando estiver transparente junte as fatias de língua, o extrato de tomate e o caldo. Mexa bem e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.  Deixe a língua cozinhando em fogo baixo até que o molho tenha reduzido 1/3. Faça o purê.  Aqueça uma panela com água e sal e quando estiver fervendo junte as ervilhas. Deixe por 5 min e escorra reservando 1 xícara da água do cozimento. Transfira as ervilhas para um liquidificador, ou processador e tempere com pimenta do reino a gosto e 2 colheres de sopa de azeite. Processe até obter um purê liso – se for preciso junte um pouco da água do cozimento para bater as ervilhas mais facilmente no liquidificador.  Descasque as cebolas bolinha e coloque em uma panela com água fervente e sal. Deixe cozinhar por 5 min e escorra. Coloque 2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira. Corte as cebolas bolinha ao meio e coloque para dourar na frigideira. Reserve. Na hora de servir coloque uma porção de purê de ervilhas e sirva com a língua e as cebolas bolinhas douradas.






2 comentários:

  1. eu adoro lingua, a minha mãe fazia bastante mas não era assim, mas assim tambem deve ser deliciosa.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Tá, mas em qual parte fica a defumação?

    ResponderExcluir