terça-feira, 2 de maio de 2017

NHOQUE DE BATATA DOCE SEM GLUTEN



Já falei aqui no blog os benefícios da batata doce, ela tem a capacidade de fornecer energia com carboidratos saudáveis que não elevam em excesso o nível de açúcar no sangue. Ela tem a capacidade de liberar a glicose de forma mais lenta e equilibrada, sem picos de açucares no sangue sendo excelente para quem malha frequentemente. Além de ajudar na malhação a batata também ajuda quem está fazendo regime alimentar, pequenas quantidades desse carboidrato são suficientes para diminuir o apetite, tornando-se um grande aliado das dietas. Além dos benefícios da batata doce, essa receita ainda é sem glutem! Favorecendo as dietas glutem free e os celíacos, que sofrem com a intolerância ao glutem. A receita pode ser usada com diversos molhos, seja ao sugo como descrito aqui, com gorgonzola que passei na receita aqui, molho branco ou qualquer outro de sua preferencia.

Ingredientes
Para duas pessoas
1 batata doce grande ou duas médias
1 ovo
1 xícara de farinha de arroz (ou o quanto baste, a quantidade pode variar dependendo do tamanho de sua batata e da umidade)
Farinha de arroz para polvilhar
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xicara de caldo de frango ou legumes caseiro
½ cebola média
1 dente de alho
1 colher de sopa de açúcar
½ vidro de passata de tomates italianos
½ pimenta dedo de moça sem sementes
Folhas de manjericão fresco


Descasque a batata doce, corte-a em pedaços médios e coloque em uma panela com água quente para cozinhar. Quando estiver macia, escorra e passe pelo espremedor até obter um purê. Reserve. Quando estiver fria junte o ovo  e meia xícara de farinha de arroz. Misture bem e coloque a massa sobre uma superfície lisa polvilhada com a farinha de arroz. Com o auxilio das mãos verifique se a massa já esta no ponto de ser modelada, se necessário adicione mais farinha de arroz. A massa não deve ser muito firme nem muito mole. Massa muito firme deixa o nhoque pesado para a digestão, massa muito mole, com pouca farinha, se desmancha quando cozida. Corte pedaços de massa e modele, enrole, tiras de massa. Com o auxilio de uma faca faça o corte dos nhoques. Reserve e faça o molho. Descasque a cebola e o alho e pique em cubos bem pequenos. Em uma panela coloque um fio de azeite e a cebola. Deixe refogar até que a cebola esteja transparente, junte o alho picado e deixe refogar por mais 2 minutos e junte o caldo de frango. Misture bem e junte a passata, o açúcar, o sal e a pimenta do reino. Misture bem. Pique a pimenta dedo de moça e junte a panela. Prove e acerte o sal. Deixe em fogo baixo até que tenha reduzido 1/3 do volume. Junte algumas folhas de manjericão fresco, misture, desligue o fogo e reserve.   Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver quente, mas sem ferver, junte porções do nhoque. Espere que subam até a superfície da água e, com o auxilio de uma escumadeira, retire os nhoques e coloque-os sobre uma travessa. Repita a operação até que todos os nhoques estejam cozidos. Distribua o molho sobre os nhoques e sirva guarnecido com folhas de manjericão fresca e queijo parmesão ralado.





Um comentário: