sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

VIEIRAS COM MOLHO DE CÚRCUMA E VINAGRETE DE TOMATES




Já falei aqui que vieira é um dos frutos do mar que mais adoro, junto com camarões, polvos, lulas, lagostas e lagostins – lista enorme – adoro frutos do mar!! Também já falei que aqui no Brasil, infelizmente, não é nada fácil, e barato, comprar vieiras.
As vieiras são moluscos encontrados dentro de uma concha que possuem um músculo central adutor, cuja marca de fixação é visível no interior das suas conchas. Para abrir a vieira sem danificar a carne é preciso “ soltar” o músculo da concha para somente depois abrir a concha e retirar a vieira. Abra um pequeno espaço entre as conchas e introduza uma faca ou uma pequena espátula de ferro pressionando a parede da concha para baixo até que o músculo tenha descolado. Quando conseguir soltar o músculo a concha se abrirá com facilidade. Se você nunca abriu uma vieira fica atento nesse processo caso contrario pode perder algumas vieiras cortando-as ao meio ou danificando sua carne muito delicada.
Essas foram compradas frescas, por sorte, e vieram de Angra dos Reis da Fazenda das Vieiras. Eles entregam no Rio sob encomenda mas só em quantidade. Se você vai fazer em casa é preciso juntar alguns amigos, que também gostem de cozinhar, e dividir a encomenda mas é sempre uma opção. Eu comprei as minhas em uma feira local que eles, por acaso, estavam presentes. Não é um produto barato e não posso dizer que as vieiras estavam grandes mas valeu muito, muito a pena porque estavam, simplesmente, deliciosas. Optei por fazer receitas sem acompanhamentos para poder curtir mais o sabor da própria vieira sem que ficasse mascarado por outros ingredientes.  

Ingredientes
Para duas pessoas
10 vieiras frescas
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de pimenta do reino fresca
½ limão
Azeite
2 xícaras de tomates frescos em pequenos cubos sem sementes
½ xícara de folhas de salsa fresca picada
4 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de cúrcuma
150ml de creme de leite fresco


Faça o vinagrete. Lave bem os tomates, corte-os e retire as sementes. Corte em cubos bem pequenos. Coloque-os em um recipiente, junte o vinagre, a salsa picada e 3 colheres de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, misture bem e reserve. Limpe bem as vieiras e tempere-as com sal, pimenta do reino a gosto e o alho em pó. Aqueça uma frigideira com 1 colher de sopa de manteiga e um fio de azeite. Quando estiver quente coloque as vieiras para grelhar de um lado, deixe por 1 minuto e vire o outro lado, aguarde mais 1 minuto e desligue o fogo. Retire as vieiras e reserve. Na mesma frigideira coloque o creme de leite e a cúrcuma. Faça a deglaçagem da frigideira, misture bem, prove e acerte o sal e a pimenta do reino se for preciso. Reserve. Sirva as vieiras com  molho de cúrcuma e uma porção de vinagrete.




Nenhum comentário:

Postar um comentário