terça-feira, 22 de dezembro de 2015

BOLO DE CHOCOLATE COM FRUTAS VERMELHAS



A receita desse bolo é uma adaptação da receita da Dani Noci que faz o programa I Could kill for Dessert, que eu adoro. A receita original leva um creme de nutella  e é feita em 3 formas pequenas de 13cm cada. Como fiz super na presa, não reparei que a minha forma era bem maior que 13cm de diametro, so me dei conta quando já havia entornado a massa dentro da forma e não pude mais retornar. Consequencia disse é que meu bolo ficou super fino mas gostoso mesmo assim. Proxima vez vou seguir a receita e assa-lo em formas menores. O recheio que usei foi uma ganache comum de chocolate meio amargo.

Receita para 3 formas de 13cm
Para o Bolo
1 xícara de farinha de trigo
1 + 1/4 xícara de açucar cristal
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de iogurte grego
1 colher de sopa de suco de limão
75 ml de café expresso
90 ml de óleo
2 ovos
1 colher de sopa de extrato de baunilha
Para o Ganache
350gr de chocolate meio amargo puro
150ml de creme de leite

Para decoração frutas vermelhas (morangos, cerejas, mirtilos e amoras)

Comece fazendo o bolo. Misture todos os ingredientes líquidos e o açúcar em uma tigela.
Junte todos os ingredientes secos e peneire por cima dos líquidos. Misture apenas até que tudo fique homogêneo. Distribua nas 3 formas de 3cm de diâmetro previamente untadas e enfarinhadas com chocolate em pó. Leve para assar a 180oC por aproximadamente 30 minutos ou até que você coloque um palito no centro do bolo e ele saia limpo.
Deixe que os bolos esfriem na forma.
Faça o ganache. Aqueça uma panela com água e coloque um pirex em banho maria. Corte o chocolate em pedaços pequenos e coloque para derreter no banho maria. Quando estiver mole desligue o fogo e retire o pirex do banho maria. Junte o creme de leite e mexa bem até que a mistura esteja homogenea. Reserve.
Corte o topo dos  3 bolos para nivelar. Coloque a primeira camada de bolo em um prato de servir, passe uma camada generosa de ganache e repita a operação até colocar todos os bolos.
No final passe um porção final de ganavhe por cima do bolo e arrume com a decoração de frutas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário