terça-feira, 13 de outubro de 2015

PUDIM DE CLARAS


Esse pudim de claras, que ficou maravilhoso, eu fiz para participar do desafio Panelinha eu que fiz 15 anos. A receita abaixo é da Rita Lobo, a original voce acha aqui. Segui a risca a receita do site da editora Panelinha. Pudim de Claras lembra a minha avó paterna que fazia sempre essa sobremesa super leve e cheia de graça.


Para o caramelo
Ingredientes
3/4 xícaras (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água

Modo de Preparo
Preaqueca o forno a 150 ºC (temperatura baixa). Numa tigela, dissolva a água com o açúcar. Transfira para uma fôrma de pudim grande (com furo no meio) de cerca de 24 cm de diâmetro. Leve a fôrma diretamente ao fogo baixo e deixe a calda cozinhar, sem mexer, até que ela engrosse e fique com uma coloração levemente dourada. - leva cerca de 10 minutos. Segure a fôrma com um pano de prato para não se queimar e vá girando para caramelizar a base e as laterais.

Para o pudim
Ingredientes
10 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de Preparo
Separe as claras das gemas: bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da outra e deixe a clara escorrer numa tigelinha; coloque a gema em outra; transfira a clara para a tigela da batedeira. Repita o procedimento com todos os ovos. Use uma tigelinha para escorrer a clara, antes de colocar na tigela da batedeira, assim, caso um ovo não esteja bom, você não perde toda a receita. As gemas reservadas podem ser usadas no preparo da baba de moça. Bata as claras na velocidade baixa da batedeira com 1 pitada de sal. Quando começarem a espumar, aumente a velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme, formando picos durinhos - cerca de 10 a 15 minutos. Nesse ponto, acrescente o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira. Bata por mais 10 minutos, até formar um merengue firme. Leve uma chaleira com um pouco de água para ferver. Ela será usada para fazer um banho-maria para assar o pudim. Com uma colher de sopa, transfira as claras para a fôrma preparada: espalhe uma camada, alise com as costas da colher e dê umas batidinhas na bancada para que se acomodem - dessa forma o pudim fica mais uniforme, sem correr riscos de ficar com buracos. Coloque a fôrma numa assadeira retangular e leve ao forno. Regue a água fervente na assadeira para formar o banho-maria. Deixe assar por 1 hora ou até que o pudim fique bronzeado e estruturado. Ele vai crescer bastante, mas quando sai do forno volta a ficar com a altura original. Retire do forno e aguarde 5 minutos antes de virar. Coloque um pano de prato sob a fôrma para não se queimar. Passe uma faquinha de ponta redonda na lateral, apenas para soltar a beiradinha que costuma grudar na fôrma. Coloque um prato de bolo com borda alta (para conter a calda) sobre a fôrma e vire de uma vez, o mais rápido o possível - a calda vai escorrer. Quando esfriar, leve à geladeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário