quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FRANGO COM MOLHO DE LARANJA, PURE DE BATATAS E SALADA VERDE




Pessoal estou participando do desafio Panelinha do site da Editora Panelinha da Rita Lobo, por isso nos proximos dias talvez voces vejam mais de uma vez essa receita aqui no blog, com pequenas modificações, minhas interpretações da receita. #PanelinhaEuQueFiz15anos #PanelinhaEuQueFizDiaDia

Essa primeira postagem tá bem fiel a receita da Rita, que sou fã de carteirinha do programa. Quem não gosta de receita de frango?! São sempre bem vindas as variações de preparação, molho e acompanhamento. Aproveitem. A receita orginal voces encontram também lá no site da Rita.

Podemos dizer que nossa receita é prima irmã da famosa e tradicional receita Francesa Canard à l'Orange, um classico da gastronomia Francesa. Praticamente todos os grandes restaurantes franceses, classicos, possuem sua receita de Pato com Laranja, essa receita é tão famosa que até existe um filme com o seu nome.

Eu adoro cítricos, adoro receitas com laranja então não tem como não gostar dessa. Quando lí a chamada do desafio comecei a pensar em variações da receita – que vou depois aos poucos colocar aqui no site – mas acabei descobrindo que não podemos fugir muito da receita original da Rita.

A substituição do pato pelo frango deixa a receita mais em conta para os Brasileiros e agrada a um público maior, já que aqui no Brasil não temos o hábito de comer pato – que é caro e dificil de achar – e que eu adoro! Bom, com frango a receitas fica mais fácil, é rápida e super saborosa. Mãos a obra! Ou as panelas.

Ingredientes
2 filés de peito de frango
1 ½ xícaras (chá) de caldo de laranja
1/4 de xícara (chá) de azeite
1 dente de alho
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
3 ramos de alecrim fresco
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
azeite para untar
Para o purê de batatas
Ingredientes
500gr de batata Asterix
½ xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
noz-moscada ralada a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
30 g de manteiga gelada (para aveludar)
Salada de Verdes
Folhas de Alface crespa
Folhas de Alface roxa
Folhas de Rúcula
½ kg de melancia
Lascas de parmesão
½ xícara de amendoas sem casca
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
3 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Sob água corrente, lave os filés de frango. Aproveite para descascar e amassar o dente de alho. Esprema apenas ½ xícara de suco de laranja (a outra será usada mais para frente) e, numa tigela grande, misture com ¼ de xícara (chá) de azeite e o dente de alho (descascado e amassado). Mergulhe os filés de frango, tampe com o prato e deixe marinar por 20 a 30 minutos, em temperatura ambiente (se quiser deixar mais tempo, leve à geladeira). Atenção: não usamos filezinho de frango e sim o filé, que nada mais é do que a metade de um peito inteiro. Enquanto o frango fica na marinada, prepare o purê de batatas (veja a receita abaixo). Quando o purê estiver pronto, preaqueça o forno a temperatura baixa. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente grande. Quando aquecer, regue com um fio de azeite (apenas para untar o fundo). Com uma pinça, pegue um filé de frango, escorra bem a marinada. Coloque a parte de cima para dourar primeiro. Coloque dois filés por vez. Tempere com sal e pimenta-do-reino e não mexa mais na carne. Depois de 4 minutos, vire, tempere novamente e deixe cozinhar por mais 4 minutos. Doure apenas dois filés por vez. Atenção: para que o frango cozinhe direitinho, a frigideira tem que estar quente, mas não soltando fumaça. Caso contrário, ele irá queimar por fora e continuar cru por dentro. Transfira os peitos para um refratário e leve ao forno preaquecido para que não esfriem enquanto você termina de dourar os outros filés. Repita do procedimento e deixe o frango no forno enquanto prepara o molho. Junte na tigela da marinada mais 1 xícara (chá) de suco de laranja e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Misture bem, até dissolver a farinha. Abaixe o fogo da frigideira onde o frango foi preparado e misture o líquido de uma vez. Com um colher de pau, vá raspando no fundo da frigideira, depois o molho vai passar pela peneira, mas esses queimadinhos do fundo é que vão garantir o sabor do molho. Mexa vigorosamente por 2 minutos. Junte um ramo de alecrim e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Se passar do ponto, regue com água. Desligue o fogo e passe o molho pela peneira. Prove o tempero e acerte com sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir quente sobre o filé de frango, acompanhado do purê de batatas.
Para o purê de batatas
Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios. Coloque imediatamente numa panela com bastante água fria (para que elas não oxidem e escureçam). Acrescente um pouco de sal à água e leve a panela, com a batata, ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar o ponto). Desligue o fogo em seguida. Escorra a água e deixe as batatas no escorredor por uns minutinhos. Enquanto isso, coloque o leite numa panelinha e leve ao fogo baixo para aquecer um pouco (não é preciso deixar ferver). Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, voltando para a mesma panela. Junte as 2 colheres (sopa) de manteiga e o leite quente à batata espremida. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma boa pitada de noz-moscada. Misture muito bem. O purê está pronto, mas se quiser um purê extra cremoso, corte a manteiga gelada em cubinhos e bata com o purê quente na batedeira. Desligue a batedeira e retorne o purê à panela. Aqueça antes de servir com o peito de frango.
Para a Salada
Lave bem as folhas das verduras e arrume em uma travessa bem bonita. Com o auxilio de um boleador, faça bolinhas pequenas de melancia e disponha-as sobre as folhas. Com um cortador de legumes, corte tiras do parmesão. Espalhe as tiras de parmesão e as amendoas sobre as folhas. Prepare do molho: Descasque e corte o dente de alho ao meio. Transfira para um pote de vidro com tampa, junte o vinagre e o azeite. Aproveite para reutilizar um recipiente que tenha em casa, vale pote de geleia, garrafinha de suco de uva ou até de vinho (se estiver usando uma garrafinha, coloque os ingredientes líquidos com a ajuda de um funil). Acrescente sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Feche o vidro e chacoalhe bem para misturar. Sirva a seguir com salada ou reserve na geladeira por até 1 semana

 



2 comentários: