segunda-feira, 10 de agosto de 2015

FETTUCCINE DE PUPUNHA À CARBONARA



Segue meu momento tiete....São muitos os chefs que eu admiro mas dois em especial estão no topo da minha lista, o Claude Troisgros e o Alex Atala. O Alex é o maximo do máximo, sou super fã e amo as receitas desse premiadissomo chef, o único a constar com duas estrelas michelim no Brasil e 6º. Colocado entre os 50 melhores restaurantes do mundo. Não é demais?! Alem disso tudo ainda é super simpático. É uma pena que o D.O.M., seu restaurante fique em Sao Paulo. Essa receita é invenção do Alex, premiadissima e esta no cardápio do D.O.M. há algum tempo. É tudo de bom, igual ao Alex Atala!


Ingredientes
2 barcas de palmito pupunha
5 fatias de presunto de parma (receita orginal sao 100 g de bacon )
10 gemas peneiradas
160 gramas parmesão ralado
200 ml creme de leite
80 ml gordura de bacon
Sal e pimenta
10 g de manteiga de trufas
5 g de salsa picada finamente

Corte o palmito pupunha em sentido longitudinal, com o auxílio de uma mandolina com o pente grosso. Pese quatro porções de 130g cada uma. Corte o bacon em cubos pequenos e, numa frigideira, coloque os pedacinhos e leve ao fogo baixo até que fiquem dourados e crocantes. Retire o bacon da frigideira com auxílio de uma escumadeira e coloque no papel-toalha. Reserve a gordura do bacon.

Em um bowl, misture bem as gemas com o queijo (fique atento à cura do queijo e diminua a quantidade, caso esteja muito forte), depois adicione 80 ml da gordura do bacon e por último o creme de leite.

Cozinhe os fettuccines de palmito em água com sal grosso, até tomar a textura de um fettuccine normal de massa (por aproximadamente 2 minutos). Derreta a manteiga de trufas e adicione a salsa picada.

Finalização

Coloque o fettuccine branqueado numa frigideira, adicione o molho carbonara e acrescente sal a gosto. Vá mexendo sempre a panela em movimentos circulares para que o molho espesse rapidamente e chegue a uma consistência napê (tomando cuidado para as gemas não talharem). Salpique pedacinhos de bacon e pimenta. Sirva em seguida.




Um comentário: