domingo, 10 de maio de 2015

PEITO DE FRANGO COM MOLHO DE JABUTICABA



Eu ja usei essa receita aqui no blog com amondegas, esse é um prato tradicional de cozinha arabe que normalmente é servido com arroz de lentilhas. Como gostei muito da receita, resolvi experimenta-la com frango. Ficou ótimo como eu imaginava. Como jabuticaba é uma fruta sazonal eu costumo compra-la na estação e congelar em saquinhos para poder utiliza-la durante todo o ano. Voce pode fazer o mesmo, basta lavar bem a fruta, seca-la, coloca-la em uma saco, retirar o ar, vedar e congelar. Na receita original sao almondegas de carne, nessa receita utilizei um peito de frango, minha proxima será almondegas de frango e almondegas de porco.


Ingredientes
Para duas pessoas
2 peitos de frango
3 dentes de alho
½ limão
Calda de jabuticaba
400 gr de Jabuticabas
150gr de Açúcar
Suco de 1 limão
Para o molho
½ Cebola picada
Água fervendo
Sal e pimenta síria a gosto
Suco de ½ limão
Tempere o peito de frango com suco de limão, sal, pimenta e alho e deixe marinar por, pelo menos, 20 minutos. reserve
Leve o açúcar e a jabuticaba sem o caroço ao fogo. Quando começar a virar uma calda escura, adicione o limão e cozinhe até engrossar, mas não deixe que vire uma geleia. Reserve.
Para o molho
Em uma panela coloque 3 colheres de sopa de azeite e frite os peitos dos dois lados até que estejam bem dourados. Retire os peitos da panela e adicione a cebola, refogue até que estejam transparentes e entao junte novamente o peito e a calda de jabuticaba. Despeje água fervendo até cobrir o frango. Tempere com sal e pimenta-da-jamaica. Mexa delicadamente. Quando ferver, junte o suco de limão e corrija o tempero se necessário. Deixe cozinhar até o molho ficar levemente grosso. Sirva com o arroz branco ou de lentilhas.

 

Um comentário: