quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ALMÔNDEGAS COM ESPECIARIAS, LEITE DE COCO E ARROZ CROCANTE


Essa receita é do Gordon Ramsay e eu adorei!! Super fácil de fazer, dá para aproveitar sobras de carne moída e tem um sabor bem especial do oriente. Eu servi com arroz basmati com macarrão cabelo de anjo frito para dar uma crocancia no prato. Ficou uma delicia!


Ingredientes
1 kg de carne moida
1 cebola
2 dentes de alho
Pimenta do reino a gosto
½ xícara de farinha de rosca
4 colheres de leite (eu não usei mas tem na receita original)
1 colheres de chá de sementes de coentro ou coentro moído;
1 colher de chá de cúrcuma ou açafrão-da-terra em pó;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1 colheres de chá de pimenta calabresa seca;
1 talo de capim-limão picadinho;
2 colheres de chá de gengibre picado;
1 e 1/2 xícaras de caldo de galinha;
200 ml de leite de coco;
Suco de 1/2 limão;
Raspas de casca de limão
Óleo para fritar
Para o arroz
1 xícara de arroz basmati
3 ninhos de macarrão cabelo de anjo
2 colheres de sopa de azeite
sal

Descasque a cebola e o alho e pique em pequenos cubos. Em uma frigideira coloque um fio de azeite, a cebola e o alho e leve ao fogo médio para dourar. Doure a cebola e o alho até que estejam bem macios mas não fiquem queimados. Reserve. Pegue os grãos do coentro e coloque em um pilão junto com as outras especiarias (canela, curcuma, pimenta calabresa e gengibre). Soque até obter um pó. Em uma vasilha coloque a carne moida e tempere com sal e pimenta do reino. Abra um espaço no meio da carne e coloque a cebola e alho da frigideira. Misture tudo novamente. Faça pequenas bolas do tamanho de uma bola de ping pong com toda a carne até o final. Em uma frigideira coloque o azeite e frite as almondegas até que todos os lados estejam dourados. Abaixe o fogo e adicione os temperos na panela junto com o capim limão. Mexa bem e junte o caldo de galinha e o leite de coco. Deixe cozinhar por uns 15 minutos em fogo bem baixo para apurar o sabor. Junte raspas e o suco de um limão. Misture bem e deixe apurar novamente por uns 3 minutos. Sirva com o acompanhamento de sua preferencia.

Para fazer o arroz: Em uma panela coloque o arroz e o azeite. Adicione duas xícaras de água quente e tempere com sal. Mexa bem e deixe em fogo bem baixo até que o arroz esteja macio e a água tenha evaporado. Em uma frigideira coloque um pouco de óleo e deixe aquecer. Pegue os ninhos de macarrão e aperte até obter pequenos pedacinhos de massa. Quando o óleo estiver quente, coloque o macarrão para fritar mexendo sempre para que não queime. Como o macarrão é bem fino, ele frita rápido. Tome cuidado. Escorra e quando estiver bem sequinho junte ao arroz que já esta pronto. Sirva.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário