segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

TOUCINHO DO CÉU


O Toucinho do Céu é o meu doce Portugues preferido!! Adooro esse doce. Essa é uma receita típica da culinária Portuguesa que faz parte do dos chamados doçaria conventual, originarios dos conventos portugueses onde a grande maioria dos doces era feito a base de ovos, principalmente de gemas. Uma vez ouvi uma historia que as freiras para sustentar os conventos passavam roupas e as engomavam com uma mistura de claras de ovos, por esse motivo sobravam muitas gemas que eram, depois, transformadas em doces. Não sei se isso é verdade mas faz sentido!
O toucinho do céu é uma tipo de bolo a base de gemas, açucar e amêndoas. Uma delicia e super delicado.

Ingredientes:

2 3/4 xícaras de açúcar
3/4 xícara de água
1/4 xícara de maisena
1 xícara de amêndoas sem pele moídas
5 ovos
10 gemas
Para decorar
Açúcar de confeiteiro


Modo de preparo:
Unte a fôrma de fundo falso com 26cm de diametro e aqueça o forno em temperatura baixa. Coloque o açúcar e a água numa panela e cozinhe em fogo alto, mexendo com uma colher de pau até dissolver o açúcar e a calda ferver. Deixe esfriar um pouco.
Numa tigela, misture os ovos inteiros e as gemas. Acrescente as amêndoas e a maisena e mexa bem. Junte esse creme à calda. Leve tudo ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar (cerca de 5 minutos).
Coloque na fôrma e asse até que, ao espetar um palito no doce, ele saia seco (cerca de 20 minutos). Deixe amornar, desenforme e polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva frio em pedaços.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário