quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ESCONDIDINHO DE AIPIM COM CARNE SECA



 Adoro aipim e adoro carne seca entao nada melhor que escondidinho de aipim com carne seca!! Não preciso nem comentar que os ingredientes tem que ser de boa qualidade, o aipim bem macio e a carne seca sem nenhuma gordura ou nervinho. Nesse ponto eu recomendo o produto da Berna. Um pacotinho de carne seca pre cozida que já vem bem limpinho e desfiado. Super pratico e bem gostoso. Guardo o meu na geladeira e serve para fazer recheio de varias receitas diferentes.


Para duas pessoas

500 gr de aipim (ou mandioca)
½ xicara de creme de leite
200 gr de queijo catupiry
3 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola média
2 dentes de alho
200g de carne seca dessalgada cozida e desfiada (eu usei essa que da Berna que já vem pronta)
sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de salsinha picada
manteiga para untar
queijo parmesão que baste para gratinar
2 colheres de sopa de farinha de rosca

Retire a casca do aipim, lave bem e corte em pedaços grandes. Leve uma panela grande ao fogo com o aipim e água com sal. Deixe em fogo baixo até que o aipim esteja bem macio. Escorra e retire o fio que fica bem no centro de cada raiz do aipim. Parece uma outra raiz, um barbante. Coloque os pedaços de aipim em um processador com 3 colheres de manteiga e uma xicara de creme de leite. Processe. Caso ainda esteja grosso, acrescente um pouco mais de creme de leite. Prove e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Em uma frigideira coloque duas colheres de sopa de azeite e as cebolas cortadas em laminas. Refogue ate que estejam bem transparentes. Acrescente a carne seca desfiada e misture bem. Deixe refogando por mais cinco minutos e tempere com sal e pimenta se necessario.

Em um ramequin ou qualquer outro refratário coloque uma camada do creme de aipim no fundo. Coloque uma camada de caturpiry e em seguida uma camada da carne seca desfiada. Cubra a carne seca com mais uma camada de caturipy e por ultimo uma camada de creme de aipim. Por cima coloque um pouco de da mistura de queijo parmesao ralado com farinha de rosca.

Leve ao forno ate que esteja gratinado. Sirva puro ou acompanhado de arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário