quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PAVÊ DE BISCOITO CHAMPANHE


Essa receita é da minha avó e foi, durante muito tempo, um dos meus doces preferidos. Para mim é um doce muito especial que me faz lembrar uma pessoa muito especial que era a minha avó, que sempre fazia as minhas receitas preferidas para o almoço na casa dela. Eu chamo a receita de Pavê da Vovó. Aproveitem como eu sempre aproveitei!

1 caixa de biscoito champanhe de boa qualidade
1 lata de leite condensado
3 latas de leite (usar como medida a lata do leite condensado)
4 gemas
4 claras
4 colheres de sobremesa de maisena
8 colheres de sopa de açucar
1 lata de creme de leite
8 colheres de chocolate em pó de boa qualidade (se preferir com menos chocolate é só diminuir a quantidade)
1/2 cálice de rum ou licor

Comece fazendo os cremes. Em uma panela coloque 1 lata de leite comum, 1 lata de leite condensado, as gemas e a maisena. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam misturados. Leve ao fogo médio mexendo sempre até formar um creme. Reserve. Na batedeira coloque as claras e bata até formar picos, misture o açucar e continue batendo até formar picos firmes. Adicione o creme de leite e misture cuidadosamente. Reserve.
Em um recipiente coloque as 2 latas de leite e o chocolate em pó. misture bem até que esteja bem homogêneo. Adicione o rum e torne a misturar. Pegue um pirex ou forma para montar o pavê. Forre o fundo com uma camada fina de creme de leite condensado. Pegue o biscoito e molhe no leite com chocolate até que esteja bem úmido mas não deixe encharcar para que o biscoito não desmanche. Faça uma camada de biscoito sobre o creme. Coloque uma nova camada de creme um pouco mais generosa e torne a fazer uma nova camada de biscoitos molhados. Repita a operação até preencher todo o pirex. A ultima camada deve ser feita com o creme de claras com creme de leite. Polvilhe chocolate em pó ou raspas de chocolate para finalizar.
Você pode fazer variações acrescentando passas, raspas de chocolate ou de laranja entre as camadas.



2 comentários:

  1. E igual a receita de pavê da minha mãe! É minha sobremesa predileta, amo, amo!

    ResponderExcluir
  2. Também amo essa receita. É super fácil e todo mundo que prova adora!

    ResponderExcluir