sexta-feira, 24 de maio de 2013

TORTA DE PERAS



Adoro torta de peras, alias adoro qualquer doce feito com peras. Tenho uma outra receita de torta de pera com chocolate que é maravilhosa e vou postar aqui qualquer dia desses. Essa receita é tradicional da cozinha francesa e voce pode servi-la com uma calda de chocolate, com sorvete ou com chantilly.

Ingredientes
Massa
110 gr de manteiga gelada cortada em cubos
185 gr de farinha de trigo
70 gr de açúcar de confeiteiro
25 gr de farinha de amêndoas
1 pitada de sal
35 gr de ovo
Recheio de creme de Amêndoas
250 gr de manteiga em temperatura ambiente
225 gr de açúcar
150 gr de ovos
235 gr de farinha de amêdoas
3 ou 4 pêras maduras e firmes cozidas em calda
Baunilha 

Modo de Preparo
Descasque as pêras com cuidado e cozinhe-as em água com açúcar e 1/2 fava de baunilha até que fiquem cozidas porém firmes. Caso não tenha favas de baunilha, adicione algumas gotas de essência de baunilha. Reserve. Misture as farinhas, o açúcar, o sal e a manteiga com as pontas dos dedos até atingir consistência de farofa. Acrescente os ovos e misture até  ficar homogênea. Leve a geladeira para descansar por 30 minutos. Enquanto isso, em uma batedeira, misture a manteiga, a farinha de amêndoa e o açúcar do creme e bata até ficar homogêneo. Cuidado para não bater muito e perder o ponto do creme. Acrescente aos poucos os ovos e bata o suficiente para misturar. Reserve em geladeira.
Abra a massa com cuidado para não ficar muito fina e mole, e coloque-a em uma forma para torta de fundo removível, preferencialmente de tefal. Prepare as pêras. Corte as pêras veticalmente ao meio, depois corte cada metade em fatias de 0,5 cm cada. Arrume-as na forma e cubra com o creme as partes vazias da massa, em torno das peras.
Leve para assar em forno médio por 45 minutos ou até que o creme asse por completo e fique dourado nas bordas. Normalmente coloco um tabuleiro em baixo da forma porque o creme cresce um pouco e nas duas vezes que fiz derramou um pouco para fora da forma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário