quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

OVO MOLE COM ASPARGOS E COGUMELOS



Há algum tempo atrás li uma reportagem sobre o ovo muito interessante que deixei guardada com algumas dicas. Não sou fã confessa dessa iguaria mas, quando bem feita, sei apreciar seu sabor. O grande problema é que esse ingrediente é muitas vezes desprezado e feito de qualquer maneira pelas pessoas, tendo seu resultado bem abaixo das suas qualidades e possibilidades. Eclético na forma de preparo e nas receitas, o ovo se tornou bem popular e server como ingrediente coringa para as horas de perto na cozinha. O ovo, segundo essa reportagem, é cheio de segredinhos para conquistar o paladar mais exigente e oferecer um sabor digno de um prato especial. Um dos principais segredos é a sua qualidade, o frescor e a forma como é cozido, que pode ser frito, mexido, cozido ou pochê – todos são  um deleite quando bem feitos.
Segundo a bíblia do Instituto Americano de Culinária, Profissional Chef (Editora Senac), não importa como os ovos são feitos: “quando são cozidos demais, a coagulação excessiva das proteínas força a água para fora e os ovos ficam ressecados.”

Os ovos moles são cozidos com a casca mas precisam de alguns cuidados: usar água o suficiente para cobri-los totalmente (de forma que o cozimento seja uniforme) e cozinhá-los no fogo baixo são duas dicas preciosas que li nessa reportagem.

Coloque os ovos, à temperatura ambiente, na panela com água fria. Leve ao fogo e conte os minutos a partir do momento que a água ferver (e então abaixe a chama do fogão): 4 minutos para ovos moles (a gema fica quente, mas ainda líquida), 6 minutos para os meio cozidos (a gema está parcialmente coagulada) e 12 minutos para os ovos duros. Para evitar a coloração esverdeada que pode se formar em volta da gema (reação entre o enxofre e o ferro presentes nos ovos), fique atento ao tempo do cozimento e resfrie rapidamente depois da cocção.

Receita para uma pessoa
1 ovo grande fresco
Cogumelos paris limpos e fatiados
4 aspargos frescos
Folhas de tomilho
Sal e pimenta do reino a gosto
50 gr de bacon em cubinhos
Azeite

Limpe bem os cogumelos e corte-os em laminas finas. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e frite os cubinhos de bacon. Adicione as laminas de cogumelo e refogue bem. Se for preciso adicione um pouco mais de azeite. Tempere com sal, pimenta do reino fresco e as folhas de tomilho a gosto. Reserve. Lave e corte a ponta da raiz dos aspargos. Leve para cozinhar em uma panela com bastante agua e sal. Quando estiverem macios retire-os do fogo e coloque-os rapidamente em uma vasilha com gelo para que mantenham a cor viva. Reserve.
Em outra panela coloque o ovo e água fria. Abaixe o fogo quando a água começar a ferver e conte 4 minutos. Retire da agua quente e leve para a água fria imediatamente para parar a cocção. Com o auxilio de uma faca quebre a ponta do ovo fazendo um potinho até que seja vista a gema. Coloque o ovo dentro de uma xicara de café como apoio caso não possua um utensilio próprio. Sirva acompanhado com os cogumelos salteados e os aspargos frescos que devem ser temperados com gotas de azeite e pimenta do reino fresca. Pode acompanhar torradas se for de sua preferencia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário