segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PERAS A BELLE Hélène



Sempre amei essa receita. Adoro a combinação de peras com chocolate e essa é uma receita simples, com algumas variações mas simples, e com um sabor maravilhoso. O visual também faz bonito em qualquer refeição, seja em um almoço ou jantar. Procure utilizar peras mas firmes pois serão cozidas e podem ficar muito moles. Também procure utilizar um chocolate de boa qualidade pois a calda faz toda a diferença.

Receita para duas pessoas.
2 peras firmes (evite as mais maduras)
suco de 1 limão
1½ xícara de chá de vinho branco seco
1 ½ xícara de chá de água
1 xícara de chá de açúcar (isso é opcional, eu prefiro não colocar o açúcar por causa da calda de chocolate)
1/2 favo ou 4 gotas de essência de baunilha
1 bastão de canela
1 pitada de noz moscada
200 gr de chocolate meio amargo puro
Creme de leite
1 cálice pequeno de licor ou rum

Descasque as peras mantendo o cabinho. Em uma panela media, coloque a água, o açúcar, a canela, a noz moscada e o vinho. Leve ao fogo deixando ferver até dissolver todo o açúcar e obter uma calda rala. Quando estiver transparente, retire do fogo e acrescente o vinho, o suco de limão e coloque as peras em pé dentro da panela. Tampe a panela e leve-a novamente ao fogo, por aproximadamente 20 minutos, ou até as peras ficarem macias.
Depois de cozidas, com o auxilio de uma faca retire o miolo cuidadosamente. Retire apenas a parte dos caroços sem retirar o cabo. Reserve.
Faça a calda de chocolate.
Pique o chocolate e pequenos pedaços, coloque o chocolate picado em um refratário e derreta-o em banho-maria. Tempere com o licor ou o rum e acrescente o creme de leite na quantidade de sua preferencia. A quantidade de creme de leite vai definir se você deseja uma calda mais grossa ou não.
Coloque a pera no centro do prato e regue com a calda de chocolate. Alguns lugares servem a pera recheada com sorvete de creme. Para fazer desse jeito é so colocar na cavidade onde você retirou as sementes e o centro do cabo, uma porção de sorvete de creme. Caso não queira rechear a pera pode servi-la acompanhada de uma bola de sorvete.

Dica: Existem muitas formas de se servir a Poire Belle Hélène. Inteiras como nessa receita, ou partida ao meio, ou ainda fatiada. Escolha a da sua preferência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário