sexta-feira, 5 de outubro de 2012

FRENCH RACK DE PACU

O Pacu é um peixe de rio da família das piranhas. Não é nocivo como elas mas pertencem a mesma subfamília. São espécies típicas do pantanal mato-grossense, dos rios amazônicos e da bacia do prata. São peixes que podem atingir até 25 kg de peso. Possuem a carne bem clara e com muita gordura. São deliciosos para serem assados ou fritos.

Esse Pacu foi pescado pelo meu pai no rio Araguaia e foi cortado ao estilo francês (french rack). Esse corte é muito conhecido pelas costelas de cordeiro, sendo um corte nobre da alta gastronomia onde a parte nobre do lombo fica presa a um pedaço do osso da costela. Dessa forma foi cortada a costela do pacu com o osso e o lombo.

1 costela de pacu
2 dentes de alho picados
Limão
Sal e pimenta do reino branca
2 ovos
Farinha de trigo para empanar
Óleo para fritar

Limpe bem o pacu e corte a costela com o corte francês mantendo o lombo e os ossos. Reserve. Faça um marinada para temperar as costelas com limao, sal, pimenta do reino branca e alho. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos. Em um vasilha coloque os ovos e bata ate misturar bem as gemas e as claras. Tempere com sal e reserve. Passe as costelas do Pacu pelo ovo batido e depois passe por uma camada de farinha de trigo. Em uma frigideira com óleo bem quente frite as costelas uma a uma. Sirva acompanhada de cuscuz marroquino e molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário