segunda-feira, 13 de agosto de 2012

POLENTA COM SHITAKE E POMODORO

Essa receita eu vi no programa da carla Pernambuco e de cara tive a certeza que ia gostar. Não me decepcionei. Bem bacana, leve e super gostosa. Foi um achado. Pode ser o prato principal ou pode servir de entradinha para qualquer refeição. Na próxima vez vou fazer uma pequena mudança. Ao invés de servir a polenta grelhada, vou faze-la frita. Fazer o corte do cubo e frita-la, assim ela fica bem crocante por fora mas macia por dentro. Fica do jeito que eu mais gosto. Gostei muito desse prato.

Ingredientes para duas pessoas
1 bandeja de cogumelo Portobello
Molho pesto
Sal, a gosto
Pimenta-do-reino, a gosto
Azeite de oliva, a gosto
Para a Polenta
3 xicaras de caldo de frango
1 xicara de polenta italiana
2 colheres de sopa de manteiga
100 gr de queijo Parmesão ralado
Para o molho
1 cebola media
Azeite a gosto
1 lata de tomate pelado
1 dente de alho picado
100 gr de Tomate seco batido
100 ml Creme de leite fresco
50 gr Tomate seco em tiras
Sal, a gosto
Pimenta-do-reino, a gosto

Modo de preparo
Para Polenta
Misture o caldo de frango frio com a polenta e leve ao fogo médio, sempre mexendo. Quando engrossar, mexa por mais 3 minutos. Junte a manteiga, o sal e o parmesão e cozinhe por mais 5 minutos. Espalhe sobre uma assadeira e deixe esfriar. Leve a geladeira para facilitar o corte. Com o auxilio de um aro, corte e grelhe no azeite antes de servir.
Em uma frigideira com um fio de azeite, grelhe o cogumelo, tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.
Para o molho
Em uma panela refogue a cebola bem picadinha no azeite e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione o alho e refogue mais 1 minuto. Adicione o tomate pelado e o tomate seco batido, cozinhe por mais 10 minutos. Com o auxilio de uma colher corte os pedaços do tomate grosseiramente. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente o creme de leite e deixe engrossar. Por ultimo adicione as tiras do tomate seco.
Para o Pesto
Coloque em um processador as folhas de manjericão, adicione um dente de alho, queijo parmesão ralado e uma porção generosa de azeite. Processe bem até obter uma pasta homogênea. Se desejar pode acrescentar amêndoas, castanhas do caju ou pinoli.
Monte o prato colocando o molho na base do prato, a polenta em cima, cubra a polenta com o cogumelo grelhado e finalize com o molho pesto de manjericão, decore com folhas de manjericão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário