segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TORTA DE NOZES PECAN







Essa torta é daquelas que ficam uma combinação perfeita para comer com sorvete de creme. É crocante e meio caramelada e tem tudo a ver com o sorteve. Fiz para o almoço dos dias dos pais. Na verdade fiz duas tortas, uma de maça (que ainda não postei) e essa de nozes pecan. A massa da torta usei a mesma para as duas, farinha de trigo normal misturada com farinha de castanha do caju para dar um gostinho diferente. Comprei formas novas, bem pequenas, assim posso fazer mais de um sabor sem que fiquem tortas enormes sobrando. Aqui no Rio eu compro nozes pecan na Casa Pedro e o Karo, que faz parte do recheio, pode ser comprado nos supermercados. Não tem muito mistério. O bacana dessa torta é que ela é bem fácil de fazer e tem um visual bem legal, sem contar o sabor.
As nozes estão entre os alimentos que mais benefícios trazem à saúde. O consumo, mesmo que em pequenas quantidades, diariamente, pode evitar até 65% do risco de doenças do coração, diminuir o mau-colesterol, melhorar o funcionamento intestinal, cerebral, pulmonar, entre outros. Por ser rica em antioxidantes, especialmente vitamina E, é comprovada como agente de prevenção do câncer.
A receita abaixo é para uma torta pequena, forma com 10 cm de diâmetro.

Ingredientes
1 ½ xícara de farinha de castanhas
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
Manteiga o quanto baste para dar liga na massa
150 gr de nozes pecan
1 xícara de Karo
1 ovo
½ xícara de conhaque
½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 pitada de sal
Baunilha

Faça a massa. Em uma vasilha coloque as farinhas e o açúcar. Mexa ate estar bem homogêneo. Vá acrescentando manteiga aos pedaços e misturando ate obter uma massa que possa ser trabalhada. Pegue uma forma de fundo falso e forre com a massa. Em outra vasilha coloque o ovo e bata um pouco, misture o conhaque, a manteiga derretida, o açúcar, a baunilha e o karo. Misture bem até impulsionar todos os ingredientes. Coloque as nozes espalhadas no interior da forma deixando as da parte de cima arrumadas para a decoração. Despeje a mistura de ovo com karo sobre as nozes. Leve ao forno até que a massa esteja dourada. Sirva com sorvete de creme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário