sexta-feira, 15 de julho de 2011

Rio DE JANEIRO - PEDRA DA GÁVEA


Pedra da Gávea no Rio de Janeiro

É engraçado que normalmente o lugar onde moramos é o que merece menos atenção nossa em questão de divulgação das coisas boas que possui. Moro no Rio de janeiro que é uma das cidades que, talvez, tenha o maior numero e variedade de lazer que uma cidade pode oferecer. Sem sair da cidade do Rio de Janeiro, quem gosta pode fazer programas a beira mar, com uma variedade grande de praias, programas na cidade, os mais diversos, e muitos programas dentro da mata na Floresta da Tijuca ou mesmo em Vargem Grande que tem um clima de roça.
Gosto muito de fazer caminhadas e já fui a muito lugares aqui no Rio, um dos meus preferidos são as caminhadas por dentro da floresta da Tijuca, no verão um passeio alternativo as praias sempre cheias é caminhar pela e tomar um bom banho nas várias duchas disponíveis pelo trajeto das Paineiras.

A trilha que sobe até a Pedra da Gávea era uma vontade antiga. Geralmente faço minhas caminhadas com amigos e sem guia e pelo que tinha ouvido falar, para subir na Pedra da Gávea era preciso ter guia. Isso foi um complicador durante um tempo. Junho foi o mês do programa Carioquinha, que realiza varias promoções para moradores da cidade do Rio de janeiro e uma amiga então me convidou para fazer a subida junto com uma empresa desse tipo de turismo.









A Pedra da Gávea é o maior monólito de gnaisse situado a beira mar no mundo, ele fica entre a Barra da Tijuca e São Conrado, a 842 metros acima do nível do mar, é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. É incrível, é um dos pontos mais altos da Floresta da Tijuca e é conhecida por sua forma parecida com uma cabeça. Para mim, depois de conhecê-la, possui a vista mais bonita e extraordinária de toda a cidade, sendo possível avistar lá de cima os bairros de São Conrado, toda a Zona Sul, Barra da Tijuca, zona Oeste e Niterói até perder de vista. Também é possível observar uma boa parte de todo o parque da Floresta da Tijuca, incluindo o Corcovado e a Pedra Bonita.

A trilha é pesada e demora-se de 2 a 4 horas para se completar todo o percurso até o topo e a subida é íngreme o suficiente para exigir bom preparo físico. O batimento cardíaco sobe. Sempre ouvia falar que a pior parte dessa trilha era a tal da carrasqueira, uma parede com aproximadamente 30 metros de altura, totalmente exposta, que era necessário fazer uma pequena escalada. Algumas pessoas necessitavam mesmo de cordas e auxilio especializado. Detesto altura, ou melhor, tenho medo de altura e esse era um empecilho.



O curioso é que quando você tem medo e não conhece o que vai enfrentar, sempre imagina um monte de coisas. Apesar de morar no Rio a minha vida toda, nunca tinha parado para reparar detalhadamente a Pedra da Gávea. Sempre me fixei na parte mais conhecida, aquela que parece com o rosto de uma pessoa, nunca havia reparado que na parte de trás desse rosto existe um grande platô, ou mesa, onde, na verdade, as pessoas chegam e ficam quando atingem o topo. É desse platô que é possível ter toda a vista da cidade. Algo inexplicável, uma sensação maravilhosa.

Nos fizemos a trilha que começa pela Barrinha, a subida mescla partes difíceis e fáceis. As difíceis obrigam você a se segurar nas raízes das árvores e nas pedras. Nos fomos em uma semana que tinha chovido muito e por isso algumas partes estavam escorregadias. Esteja preparado, para se sujar, pois tem que colocar mão no chão e em pedras com limo... se estiver molhada, já viu né!!! Escorrega fácil. Eu estou acostumada a caminhar, mas é cansativo porque é o tempo inteiro só subida, não tem descanso e a maior parte é aquela subida do tipo subindo escada onde você tem que levantar a perna o tempo inteiro. Cansa! É uma aula só de step na academia. Mas vale totalmente a pena. No caminho você pode até pensar em desistir, mas faça uma forcinha porque não vai se arrepender com o visual que terá quando chegar lá em cima. É uma altura louca, na beira da praia, de onde se vê quase todo o Rio, é muito lindo.









A chegada é em um platô enorme com uma vegetação de capim aberto, você atravessa esse caminho em direção a ponta e vê uma das vistas mais bonitas que alguém pode imaginar. É lindo, é grandioso, é alto. É muito alto!! Mas vale cada minuto de esforço que você faz no caminho e vale até mesmo o sofrimento do medo da Carrasqueira. É algo inexplicável. A tal mesa é enorme e segura, você senta na pedra e não da vontade de sair mais. Fica olhando lá para baixo e vê tudo, tudo do Rio de Janeiro. Eu não sei responder se a vista é mais bonita para quem não conhece o Rio – que vê a cidade maravilhosa que o Rio é – ou para quem mora no Rio – que consegue ver do alto, de uma outra perspectiva, totalmente diferente, lugares que você sempre viu de baixo. É sensacional. É muito legal. É muito alto e você esta totalmente exposto bem na beirada da pedra. É incrível.








Como se não bastasse, ainda temos a visão privilegiada dos vôos de asa delta e parapente, decolando da Pedra Bonita, 146 metros abaixo. Você vê os helicópteros passando lá em baixo como umas formiguinhas e nesse momento se da conta da altura que esta.







Fizemos a descida em um pouco mais de uma hora. Você chega em baixo cansado, a descida e como se fosse descer escadas, muitas escadas e força muito o joelho. Chegamos no carro felizes. Valeu à pena.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário