terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CEIA DE NATAL


FELIZ NATAL A TODOS !!!

Meu plano inicial era colocar várias, e lindas, fotos da ceia de Natal com receitas super gostosas nesse final de ano. SONHO. Não consegui chegar nem perto das fotos com toda aquela confusão que ronda as ceias de Natal. Muita comida, arrumação de presentes, parentes que quase nunca encontramos, amigos para ligar, torpedos para responder, mesa para arrumar, UFA!!! E eu que achava que conseguiria tirar umas fotos super legais.
Panetone de Papai Noel. FOFO!!!!
A ceia de Natal na casa da minha mãe sempre é farta - muitas coisas gostosas e os pratos tradicionais de todo Natal. Esse ano deixei a maquina fotografica com minhas filhas e pedi que tirassem as fotos para poder colocar no blog junto com as receitas - Doce ilusão!
No dia seguinte quando fui olhar as fotos haviam apenas 4 fotos. Quatro fotos que nem estavam tão boas assim. Inacreditável! De qualquer forma vou postar essas belezinhas de registros porque não tenho outra opção! alguns pratos nem aparecem - não sei nem o que falar. Vou primeiro colocar os pratos salgados. Receitas como farofa, maionese e arroz não vou nem colocar porque não tinham nada de diferente do tradicional. Chester e presunto também não porque nem foto tem! No proximo post eu coloco as receitas, e fotos, dos doces - torta de maracujá, torta crocante de chocolate e mousse de nozes com calda de baba de moça. Bom Natal a todos!

Carne Assada em Conserva
Ingredientes
1 kg de lagarto redondo limpo
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Vinagre
Azeite
1 maço de alecrim
1 maço de tomilho
1 maço de manjericão
sal e pimenta do reino a gosto

Coloque a carne dentro de uma panela de pressão. Adicione água até cobrir toda a carne. Coloque a cebola, dois dentes de alho e as folhas de louro. Leve ao fogo por 40 minutos ou até que a carne esteja macia. Retire da panela de pressão, escorra e envolva a carne em papel aluminio. Leve ao freezer por algumas horas ou até que esteja dura. Retire do freezer e corte em fatias bem finas com o auxílio de um cortador de frios ou com a faca elétrica. Reserve. Na frigideira aqueça um pouco de azeite e colque a cebola cortada em fatias bem finas e o alho picado. Não deixe dourar, a cebola deve ficar apenas esbranquiçada e murcha. Reserve. Unte o fundo de um pirex com azeite. Pique as ervas bem finas. Coloque uma camada de carne, regue com vinagre e azeite, tempere com sal e pimenta do reino e cubra com uma camada de ervas, cebola e alho. A quantidade de vinagre deve ser maior que a quantidade de azeite. Regue novamente com vinagre e azeite. Repita essa operação até completar todo o pirex ou acabar com as carne. Tampe e leve a geladeira. Essa carne deve ser feita de vespéra para poder pegar melhor o gosto dos temperos. Pode ser comida sozinha, acompanhando arroz e saladas ou como recheio de sanduiches. Pode ser guardada na geladeira por vários dias. É um coringão na geladeira!


LOMBO DE PORCO FATIADO

Ingredientes
1 kg de lombo de porco limpo
folhas de alfavaca
Suco de 1 limão
2 dentes de alho picados
1 cebola
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
De véspera tempere o lombo. Retire o excesso de gordura de forma a deixar apenas uma pequena camada, para não ficar a carne muito ressecada. Em uma vasilha coloque a carne, o suco de limão, a pimenta do reino, a alfavaca picada, o alho picado e a cebola. Deixe a carne marinar de um dia para o outro.
Em uma panela grande coloque um pouco de óleo para aquecer. Escorra o lombo e tempere com sal. Coloque para dourar de todos os lados. Diminua o fogo e vá acrescentando o caldo da marinada aos poucos. Deixe cozinhar por uns 40 minutos em fogo baixo. Durante esse período vá aos poucos pingando água até que a carne esteja bem macia e forme um molho consistente. Retire do fogo. reserve. Retire a carne e corte em fatias finas. Sirva o molho a parte.

Salada de arroz Rarís que já dei a receita aqui nesse blog.

SALADA DE MANGA

Ingredientes
2 mangas do tipo tommy ou palmer (tem que ser manga sem fios)
1 maço de aipo ou salsão
1 xícara de nozes picadas
maionese
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Descasque as mangas e corte em lâminas pequenas. Limpe o aipo e corte em lâminas pequenas. Em um pirex coloque as lâminas e manga e aipo e as nozes picadas. Adicione um pouco de maionese, apenas o suficiente para dar liga. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva gelada.
Esses são os cupcakes mais lindos do Natal!

BACALHAU ESPIRITUAL (Que não tem foto)
Ingredientes
400 gr de bacalhau desalgado e desfiado
2 cenouras
2 cebolas
1 tb de margarina
6 colheres de sopa de farinha de trigo
6 gemas
1 litro de leite
1 lata de creme de leite
2 xícaras de queijo parmesão ralado
1 xícara de farinha de rosca
molho inglês
Noz moscada
Azeite
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Em uma panela aqueça um pouco de azeite. Lave, retire a casca e rale as cenouras. Esprema para retirar o excesso de água. Corte a cebola em fatias bem finas. Refogue as cebolas, a cenoura ralada e o bacalhau desfiado. Reserve. Em outra panela coloque a manteiga para derreter. Adicione as seis colheres de farinha de trigo. Reserve 1 copo de leite e o restante vá adicionando a farinha aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Mexa até obter um creme espesso. No copo de leite reservado misture bem as gemas. Acrescente esse leite com gemas ao creme de leite e farinha e continue mexendo até engrossar novamente. Junte o bacalhau, o creme da panela, o creme de leite e uma xícara de queijo ralado. Tempere com pimenta do reino, noz moscada e molho inglês a gosto. Acerte o sal se for necessário. Unte um pirex com manteiga e coloque o creme de bacalhau dentro. Misture a farinha de rosca com o restante do queijo ralado e polvilhe por cima do creme de bacalhau. Leve ao forno até formar uma camada crocante. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário