segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PERU - LIMA


Na minha adolescência uma boa parte dos meus amigos visitou Machu Picchu e esse lugar sempre ficou na lista dos lugares que eu tinha vontade de conhecer. Esse ano, muito depois da minha adolescência, surgiu a oportunidade. Programação de viagem, quais lugares a visitar, qual o roteiro fazer ? Enfim, mil perguntas e decidimos apenas ir a Lima, Cusco e Macchu Picchu. Primeira parada Lima.
Devo confessar que a primeira impressão chegando a Lima - que nem sempre é a que fica - foi péssima!! Da janela do avião olhando a cidade lá em baixo, parecia, desculpe, mas que iamos pousar no meio de uma favela. O lugar é muito pobre, a região onde fica o aeroporto é muito humilde. Saímos de taxi do aeroporto e eu me perguntava "o que eu vou fazer aqui nesse lugar por 3 dias??!!!" O taxi é um capitulo a parte em qualquer historia para o Peru. Primeiro já haviam me alertado que não deveria pegar qualquer taxi pois são perigosos. Os taxis não possuem nenhuma idenficação e muito menos taxímetro, ou seja, é sorte mesmo e muita negociação para se chegar onde deseja.


Minha mãe havia me dito para pegar somente os carros com identificação da prefeitura. Além disso tudo, em Miraflores que é um lugar basicamente de turistas, eles ficam andando atrás de você, buzinando, por todo lado. É um saco! Dentro do aeroporto consultando a vários guichês recebemos os preços mais variados possíveis. Fomos para o lado de fora e nenhum carro com identificação !!! Voltamos e seguimos a negociação. No final fechamos a corrida do aerporto até o hotel, que fica na cidade de Miraflores, por quarenta soles. O hotel havia nos cobrado 25 dolares. O real estava 1,45 soles. O taxista ficou nosso amigo e fizemos todas as corridas com ele. Passo aqui o telefone dele pois é pessoa de confiança, preço justo. José Chavesta Nextel (51 1) 831* 5775 ou celular (51 1) 99831-5775. Bom, José pegou a orla em direção a Miraflores e a paisagem começa a se modificar mas mesmo assim ainda estava com uma impressão ruim. A vegetação não era muito verde, o céu cinza e a areia da praia preta. Estranhei as enormes falécias que são super proximas do mar, na verdade entre o mar e as falécias existe apenas a avenida que liga uma ponta a outra do litoral. Da orla da cidade de Lima, Miraflores e Barranco. A chamada rota verde.


Infelizmente não tirei muitas fotos de Miraflores pois em dois, dos três dias que fiquei na cidade, eu acabei esquecendo a máquina no hotel. A maioria das fotos que tenho são do litoral e quase todas estão escuras porque, como disse, o céu estava cinzento durante todo o dia - mas não choveu!

Depois de uns 20 minutos, subimos e chegamos a Miraflores. Nada me impressionou. O Hotel que escolhemos pela internet - é um risco escolher hotel pela internet, as fotos são sempre antigas (e por isso o hotel esta novo) e muitas vezes a gente se decepciona quando chega, mas por sorte o nosso era ótimo. O quarto não muito grande mas com uma cama maravilhosa, tudo novo, banheiro bom - isso é que importa. (www.mariel.com.pe) A localização muito boa. Aconselho quem for para Miraflores ficar em um hotel perto da Praça Kennedy, é lá que tudo acontece, ou melhor, é de lá que tudo sai. Chegamos na hora do almoço e a fome era de matar. Fomos informados que o maior shopping, e mais conhecido, de Miraflores é o Larcomar que fica de frente para o oceano no alto da falécia. Fomos a pé - é uma boa caminhada - uns 15 quarteirões da praça Kennedy até a av. Malecon onde fica o shopping. Vale a pena porque vai conhecendo o lugar e os quarteirões não são grandes.


O shopping, que é considerado o maior, é bem modesto comparado aos nossos shoppings, mas muito simpático, a vista é tudo. Ele fica literalmente na ponta da falécia de frente para todo o oceano pacifico que se extende abaixo. É realmente muito, muito bonito. Foi a partir dai que tudo, na minha impressão sobre Lima, começou a mudar. Os jardins em Miraflores são todos lindos e muito bem tratados, existem flores e cores por todos os lados - tudo bem limpo e não condiz com a cidade que eu avistei logo assim que desci do avião. Uma pena não ter fotos para mostrar! Na verdade Miraflores é um lugar a parte dentro de Lima. Recebi uma explicação de um morador local que foi a seguinte: Miraflores não é um bairro de Lima, é uma cidade dentro de Lima. Existe Lima estado e Lima cidade então Miraflores é uma cidade dentro do estado de Lima. Quando descemos de avião, descemos na cidade de Lima (Ufa!) Miraflores possui seu governo próprio, prefeitura, etc... inclusive o prédio da prefeitura de é muito lindo e fica na Praça Kennedy - vale a pena visitar. Ao lado fica a Catedral Principal da cidade que é da mesma forma muito bonita. A praça kennedy embora no centro da cidade é cheio de jardins floridos e uma coisa me espantou bastante é que não existem mendigos pelas praças ou pelas ruas apesar de toda a pobreza que rodeia o lugar. Policiamento nota 10. Em quase todas as esquinas de Miraflores existem policiais, você se sente seguro na cidade para andar a qualquer hora. Muito legal . Voltando ao Shopping existem vários restaurantes, todos de frente para o mar, onde você pode almoçar. Nos comemos no Vista Al Mar. Pedimos um prato de degustação de ceviches que estava maravilhoso, experimentamos 3 cervejas locais e apreciamos a vista linda do final de tarde.



Uma coisa curiosa, não chove em Lima a mais de 10 anos e por isso existem, na parte mais pobre da cidade, várias casas sem telhado. O povo não usa telhado pois não chove! Passamos 3 dias em Lima e em todos eles o céu estava completamente nublado, a sensação é que vai chover mas não cai uma gota d'água. Nos dias seguintes fizemos várias caminhadas pela cidade. Fizemos um passeio muito bacana, a pé, que foi caminhar pela orla de Miraflores até o final de Barranco. Os prédios são muito bonitos e os apartamentos enormes, as praças muito bonitas e floridas. Na volta entramos por dentro de Miraflores e tivemos gratas surpresas, além dessas ruas simpáticas encontramos vários restaurantes - a cidade é repleta deles - cada um mais charmoso que o outro, e derrepente, sem nenhuma programação caimos de frente ao Le Cordon Bleu - foi muito bacana, entramos no prédio, pedimos informações, olhamos tudo, pegamos vários panfletos.


No prédio em baixo tem um restaurante do próprio Cordon Bleu que serve um menu degustação com 3 pratos: uma entrada, um prato principal e sobremesa, $80 soles e você pode escolher cada um desses pratos entre uma relação de opções que eles oferecem - tudo feito pelos alunos do lugar, mas você tem que fazer reserva. Vale a visita! Nessa mesma rua, Av. Vasco Nuñez de Balboa, alguns quarterões a frente, fica uma confeitaria, Pastelaria Santo Antonio, que vale uma visita para os amantes da boa comida. Ela é muito bonita, um espaço enorme e as vitrines com doces e salgados são uma tentação. A pastelaria, os restaurantes são assim meio estilo europeu bem diferente dos daqui do Brasil.


Resumindo: Miraflores é linda e não se deixe impressionar pela primeira visão de Lima, faça uma caminhada pela orla e por dentro da parte residencial de Miraflores pois as praças são muito bem cuidadas e floridas, é um passeio que não deve ser deixado de lado. Vá a todos os restaurantes possíveis pois em sua grande maioria são ótimos, come-se muito bem. Aconselho mais dois aqui: o Mango que fica no shopping Lacomar e serve um buffet com uma variedade grande de pratos locais e sobremesas e um preço muito bom - além da vista maravilhosa. Procure uma mesa na sacada suspensa que fica na ponta da falécia. O outro restaurante, que eu não anotei o nome, super charmoso, fica na segunda esquina de quem sobe pela orla a Av. Vasco Balboa, a do Le Cordon Bleu. Tem vários restaurantes nessa rua, esse é uma casa pequena de esquina, parece um café, é todo envidraçado. As massas são incriveis. Não deixe de experimentar os vários tipos de ceviche que o lugar oferece, principalmente aqueles feitos de frutos do mar que não possuimos aqui no Brasil: almejôas, caramujos do mar, siri preto, etc... Se você gosta, faça uma visita ao Cordon Bleu e ao restaurante dos alunos - ele é o único da America Latina! Da praça Kennedy sai, todo dia, um ônibus, estilo londrino de dois andares, que faz vários tipos de city tour. Se você tem pouco tempo na cidade talvez valha a pena apostar em um deles. Boa sorte e boa viagem.

4 comentários:

  1. Larcomar, no es el shooping más grande Lima, al contrario, es uno de los más pequeños...

    ResponderExcluir
  2. Desculpa mas essa foi a informação que eu recebi de um outro turista assim que cheguei no Hotel. De qualquer forma o shopping é lindo e tem uma localização super previlegiada - que vale uma visita. Como disse Miraflores é um lugar super bacana. Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Conversa desse anônimo, se tivesse outro ele falava, estive lá e também só vi o Lacomar, que realmente é bem legal, procurei outros e não achei. O anônimo poderia ajudar e dando os nomes dos maiores.

    ResponderExcluir
  4. os maiores shopings não se situam em Miraflores, mas nos arredores, Lima tem o Plaza Real.... San Isidro logo a seguir a lima também tem um shoping enorme
    Depois existe outro bem grande em Santiago de Surco.....

    Em Miraflores existe um shoping bem bonito mas pequeno o Larcomar.... esperemos que brevemente se construa um de maior dimensao!

    ResponderExcluir