sábado, 6 de novembro de 2010

BOEUF BOURGIGNON




O nome é dificil, complicado, pomposo mas não passa mesmo de um picadinho de carne. Um dos melhores picadinhos que eu conheço, mas é picadinho. Vamos dizer assim que é um picadinho metido a besta, chique! O bom desse prato é que mesmo com essa pompa toda ele é barato e gostoso, muito saboroso e feito com carne de segunda. Eu adoro! Sabe aqueles dias que você esta com vontade de comer comidinha caseira, arroz, feijão, farofa e uma carninha?! Então, esse é o prato perfeito para esses dias. Confort food.
Não conheço quem prove e não goste. A receita original é feita de patinho mas eu sempre uso chã de dentro. Essa receita é bem antiga e eu copiei da minha mãe.

Ingredientes
1 kg de patinho cortado em cubinhos
2 cebolas picadas
100 gr de toucinho cortado em cubinhos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 litro de vinho tinto
1 colher de sopa de azeite
2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 1/2 litro de água
2 dentes de alho
2 folhas de louro
sal e pimenta do reino a gosto
folhas de tomilho

Preparo
Em uma panela coloque o azeite para esquentar e frite os pedaços de toucinho. Quando estiverem dourados coloque a carne para tomar cor. Quando a carne estiver dourada, retire-a e coloque as cebolas e o alho. Quando a cebola estiver dourada retorne a carne e polvilhe tudo com a farinha de trigo. Mexa. Adicione o vinho e o caldo de carne. Mexa bem. Coloque os temperos restantes, louro, tomilho e pimenta. Acerte o sal. Deixe em fogo bem baixo por, pelo menos, 2 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário