terça-feira, 26 de outubro de 2010

POT PIE DE LINGÜIÇA CALABRESA COM REDUÇÃO DE WEISS


POT PIE DE LINGUIÇA CALABRESA
Outro dia desses estava navegando na internet nos meus sites preferidos de receitas e dicas culinárias quando dei de cara com uma receita que me deixou curiosa - POT PIE - acho que é original da Inglaterra. Na verdade vi dois sites neste mesmo dia com receitas de Pot Pie, um de cebola e o outro é esse aqui que eu resolvi fazer pois me pareceu mais gostoso - não que eu não gosto de cebola, muito pelo contrário mas preferi esse aqui. Bom a receita eu peguei do site cozinha pequena e como ele mesmo descreve é bem prática e gostosa. Me surpreendi, deu um ótimo lanche e gostei bastante da idéia da redução de cerveja Weiss, aliás foi esse item que me chamou atenção na receita e foi basicamente por causa dele que resolvi experimenta-la. Ai vai a receita:

Ingredientes
2 linguiças calabresas de boa qualidade
Folhas de tomilho e Alecrim
2 batatas
1 garrafa de cerveja Weiss (comprei Bohemia)
1 cebola (Não esta na receita original mas eu acrescentei pq gosto muito e ficou ótimo)
Requeijão cremoso de sua marca preferida
1 pacote de massa folhada (uso a que já vem aberta)
1/2 xícara de leite
1 gema para pincelar

Preparo
Na receita original manda colocar uma camada fina de batata crua no fundo do ramequim, como eu achei que a batata, mesmo fina, não ficaria cozida o suficiente então cozinhei a minha com casca em um panela com água e sal ate ficar macia, mas não muito macia pois ainda vão ao forno junto com a linguiça e os demais ingredientes. Retire as batatas do fogo, escorra e retire as cascas. Corte em fatias bem finas. Reserve. Fatie as linguiças o mais fino possível e doure-as em uma frigideira com um fio de azeite. Quando estiverem douradas acrescente as cebolas cortadas em lâminas finas, as folhas de tomilho e alecrim e deixe refogar por mais alguns minutos. Acrescente a garrafa de cerveja weiss, abaixe o fogo e deixe reduzir até quase tudo, deixando apenas um molho grosso e cremoso. Retire do fogo.
Em um ramequim, ou qualquer outro recipiente que possa ir ao forno, forre o fundo com uma camada de fatias de batata. Uma camada pequena para fazer a base. Coloque algumas colheres de leite para manter a umidade quando for ao forno, coloque uma generosa colherada de requeijão sobre toda a batata. (Isso depois de pronto é muito bom) Coloque uma camada de linguiça com cebola e o molho até quase o topo do ramequim. Corte a massa folhada em um circulo que dê para cobrir toda a superficie do ramequim e ainda sobre uns 2 cm. Corte um pouco de massa folhada em pequenas tiras de cerca de 2 cm. Use essas tiras colocando-as em volta da borda do ramequim - elas servirão de cola entre a folha de massa maior e o pote. Coloque o circulo que você cortou anteriormente por cima de tudo. Aperte as bordas e faça furinhos em cima da massa para o ar do cozimento sair e a massa não quebrar. Pincele com um pouquinho de gema batida e leve ao forno pré-aquecido, à 180 C. por mais ou menos 30 minutos ou até que fique dourada por cima. Delícia!
Parafraseando o site Cozinha Pequena "A batata que ficou como base estará bem macia e o molho de cerveja weiss se juntará ao requeijão. Dá pra imaginar como isso é bom?!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário