quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ITÁLIA - PARMA


Continuando nossa viagem pela Itália, saimos de Veneza rumo a Parma. São 2 horas de uma agradável viagem. Quem não gosta de viajar pela Itália?!! Em Parma fomos visitar uma fazenda onde se faz o Aceto Balsamico (vinagre).



Nesta fazenda o aceto leva de 5 a 30 anos em barricas de madeira para depois ser comercializado.
Já contei sobre a história da fabricacão do Aceto aqui nesse blog. Nessa fazenda eles possuem 3 tipos de aceto: o rotulo vermelho, que é o mais simples e mais barato (??), custa 45 euros, e tem, quando saboreado, um sabor de mel no final. Experimentamos com uma tortinha de espinafre. O outro aceto fabricado no local, rótulo prata, custa 70 euros (!!!). Esse foi degustado com queijos e frios. O terceiro é o rotulo ouro, incríveis e inacreditáveis 99 euros a garrafinha, e vale cada euro que se paga. Provamos com sorvete de baunilha e é divino.



Muita gente pode achar estranho comer Aceto Balsamico com sorvete, principalmente quando temos em mente, e no paladar, o sabor dos acetos balsamicos que estamos acostumados a encontrar em nossos supermercados mas esses aqui, por não possuirem nenhuma acidez, são quase que adocicados e harmonizam com perfeição com qualquer sobremesa.


O fato de serem servidos com sorvete de baunilha é para que possa ser realçado o ser sabor incomparavel. A garrafa do Aceto mais caro é a de 100 ml, que vem com um conta gotas para ser servido somente de 3 a 4 gotas.
Nenhum desses Acetos possui acidez e os que tomamos aqui no Brasil não chegam nem perto dos de lá. Todos os pratos que degustamos junto aos acetos foram acompanhados pelo vinho lambrusco produzido na propriedade (Médici). Muito bom.



Saimos desta degustação de aceto balsâmico e fomos para um dos lugares onde se fazem o presunto de Parma.


Lá conhecemos todo o processo de fabricação do presunto, que é demorado e trabalhoso, mas o resultado final, como a grande maioria já conhece, é um presunto único e muito, muito gostoso.


À noite jantamos no hotel e foi uma surpresa agradável, pois a comida estava deliciosa.


Comemos presunto de Parma (lógico) - existe uma carta de presunto onde você escolhe por produtor e tempo de maturação - um mil folhas de legumes, muito bom com berinjela, abobrinha e tomate e depois um risoto parmegiano com ossobuco . Tomamos vinho da Licurgia e de Parma, todos maravilhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário