quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MEDALHÃO COM MOLHO DE GORGONZOLA E BATATA ROSTI





Sabe esses dias, geralmente nos finais de semana e feriados, que você chega em casa depois de passear ou ir a praia e não sabe o que vai fazer para almoçar? ou está totalmente sem vontade, ou criatividade, para pensar em qualquer coisa? ou mesmo naqueles dias que você não está nem tão afim assim de cozinhar?! Bom esse prato saiu em um desses dias, na verdade foi nesse feriadão de 7 de setembro. Sábado fez um dia lindo, ótimo para passear pelo Rio de Janeiro - a praia estava lotada, o Alto da Boa Vista com uma temperatura maravilhosa, fresquinha parecendo que você estava em qualquer outro local menos no Rio de Janeiro. Para quem não conhece eu aconselho fazer o trajeto da estrada que fica bem no meio do Alto, aquela que pega para a Vista Chinesa, seguir por ela e descer pelo Jardim Botânico. É lindo. O clima sempre é muito agradavel, bem diferente do calor escaldante que normalmente faz na cidade, na verdade olhando as casas que existem no local, a vegetação e sentindo o ventinho frio que vem da floresta, você simplesmente se transporta para qualquer outro lugar de serra fora do Rio. É uma opção de passeio muito legal para quem não tá muito afim de encarrar os engarrafamentos da praia e a procura por uma vaga para poder tomar um banho de mar. Outra opção bem legal, se você tiver tempo, é neste mesmo passeio dar uma caminhada pelas paineiras. O trajeto é de 4,8 km só ida, normalmente eu saio do Alto e caminho até a entrada do Corcovado - depois, é lógico, tem que voltar tudo! eu prefiro começar pela entrada do Alto porque é bem mais fácil de parar o carro, tem menos tumulto e nenhum flanelinha para ficar pedindo dinheiro - sabe que no Corcovado eles dominam! No verão as duchas das cachoeiras do Alto ficam uma delícia. Convite certo para banho, é programa para substituir a praia de vez em quando - muito bom, bem diferente, saudavel e depois tem aquela vista linda de deixar qualquer mortal de boca aberta vendo o Rio de Janeiro inteiro lá de cima - a lagoa, o Jardim Botânico, Copacabana, Ipanema, Leblom, a Gávea .... nossa é indescritivel. Quem não conhece tem que visitar! Bom, voltando a nossa receita, depois desse passeio todo cheguei em casa e não sabia o que fazer mas é que surgiu uma peça de filé mingnon no freezer, limpinha, cortadinha, pronta para ser degustada. Cutuca daqui, cutuca de lá e aparece um pedaço de queijo gorgonzola - que fica ótimo para um molho de acompanhamento com a carne e para não dar muito trabalho e não pensar muito - sai uma batata rosti de acompanhamento. Outro dia, aqui nesse blog, eu postei uma receita de batata rosti acompanhando um filé de peixe - essa aqui é um pouquinho diferente porque leva um pouco mais de ingredientes, por isso mesmo estou colocando a nova receita.

MEDALHÃO DE FILÉ COM MOLHO GORGONZOLA E BATATA ROSTI.

4 medalhões de filé mingnon
1 maço de tomilho
sal e pimenta do reino a gosto
manteiga
azeite
Para o Molho
50 gr de queijo gorgonzola
100 ml de caldo de carne
1/2 xícara de vinho branco
1 caixa de creme de leite
manteiga
Para a batata rosti
2 batatas grandes
bacon
queijo parmesão ralado no ralo grosso
sal e pimenta do reino a gosto
noz moscada
1 cebola
1 dente de alho

Preparo
Tempere os medalhões com o tomilho e a pimenta do reino e reserve. Coloque a batata para cozinhar, com casca, por 10 minutos. Enquanto a batata está cozinhando, corte a cebola em rodelas bem finas e o bacon bem picado. Em uma frigideira coloque o bacon para dourar. Quando o bacon estiver dourado, adicione a cebola e deixe ela dourar junto com o bacon. Quando a cebola estiver bem dourada, desligue o fogo e reserve. Quando retirar a batata do fogo escalde com água fria para interromper o cozimento. Rale a batata no ralo grosso. Em uma vasilha grande coloque a batata ralada, a mistura de bacon com cebola dourada, adicione o parmesão ralado no ralo grosso e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Em uma frigideira anti aderente coloque um aro para enformar a batata rosti. Pincele o fundo da frigideira com manteiga. Adicione a batata dentro do aro e com o auxílio de uma espatula ajeite a batata. Faça uma camada de, mais ou menos, dois dedos de batata. Deixe dourar bem de uma lado e depois vire para cozinhar o outro lado. Repita esta operação com o restante da batata.
Para o Molho
Em uma panela pequena derreta um pouco de manteiga. Adicione o queijo gorgonzola picado e mexa até derreter todo o queijo. Adicione o vinho e o caldo de carne. Deixe ferver. Quando estiver fervendo, adicione o creme de leite conforme desejar a consistência e a intensidade do sabor do queijo. Deixe ferver novamente e abaixe o fogo. Deixe reduzir até obter a consistência do molho desejada. Sirva.
Para o Medalhão
Em uma frigideira aqueça manteiga. Tempere dos medalhões com sal e frite-os.


Um comentário:

  1. Boa tarde! Tudo bem? Como você fez o caldo de carne? Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir