segunda-feira, 20 de setembro de 2010

LINGUINE COM MOLHO DE CAMARÃO, BRIE E ALHO PORÓ


Ando numa fase alho poró. Quase tudo que eu faço tenho colocado esse vegetal que é tão saboroso e faz toda a diferença (pra mim) em qualquer prato. É na sopa, no molho, na carne, etc... não tem para ninguém, ele tem reinado absoluto na minha cozinha. O que tenho notado é que o alho poró subiu muito de preço, ha algum tempo atrás eu costumava pagar, no máximo, uns R$ 1,20 por cada unidade, aqui no Rio, atualmente já cheguei a ver a quase R$ 3,00 a unidade. Por mais gostoso que seja eu acho um roubo cobrar isso tudo! Outro dia fui no mercado e tinha cada um lindo, grandes e grossos, comprei logo 3 e deixei na geladeira. Como disse, tenho usado em tudo! Esse molho, da foto ai de cima, na verdade não leva alho poró na receita mas dei uma improvisada que, falando sério, não poderia ter sido melhor. A massinha de linguine foi feita em casa com o menor corte da minha máquina de macarrão - que a receita nós já demos aqui nesse blog várias vezes. O molho é simples mas fica maravilhoso. Uma massa com molho de camarão tem seu valor!

Ingredientes
200 gr de linguine feito em casa (Veja a receita aqui)
300 gr de camarão
1 alho poro
2 dentes de alho
1 copo de vinho branco
1/2 copo de conhaque
1 copo de caldo de vegumes
250 gr de queijo brie
2 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta do reino branca a gosto
300 ml de creme de leite fresco

Preparo
Faça a massa de linguine e reserve. Limpe e tempere os camarões com um pouco de limão. Em uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga. Jogue o queijo brie cortado em pedaços e mexa até que o queijo esteja todo derretido. Adicione o vinho branco e deixe reduzir um pouco. Adicione o caldo de legumes e pimenta do reino a gosto, e deixe reduzir um pouco. Por último adicione o creme de leite e deixe em fogo baixo. Em uma frigideira adicione um colher de manteiga e um pouco de azeite. Coloque os dentes de alho amassados e deixe dourar sem queimar. Adicione o alho poro cortado em rodelas bem finas e deixe refogar até que esteja macio. Adicione o camarão e deixe pegar cor, aproximadamente 2 minutos. Flambe com o conhaque e desligue o fogo. Coloque uma panela para ferver água e sal. Quando a água levantar fervura, coloque o macarrão e deixe por 3 minutos. Escorra. Coloque os camarões dentro do molho, acerte o sal e sirva sobre o linguine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário