quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BISCOITO DE FÉCULA DE BATATA



Sabe aquelas expressões - sem parar, Bis, etc... que são usadas em vários produtos já existentes no mercado?! Então, esse biscoito é assim, você come o primeiro e não tem vontade de parar. O problema, para quem está sempre fazendo dieta, é que ele é super, hiper, calórico! Como quase todo amanteigado doce. Mas quando eu o conheci pela primeira vez, não tinha, ainda, essas preocupações. Esse biscoitinho me traz ótimas recordações da época em que tinha meus 18, 19 anos. Nessa época eu viajava muito, nas férias, para o interior do estado do Rio, mais especificamente para a cidade de Itaperuna, onde a família de uma grande amiga minha morava. Os pais dela moravam na cidade e possuiam fazendas de criação de gado na região. Íamos passar as férias por lá e era maravilhoso. Na casa dela quando chegavamos a noite, depois de um dia inteiro de diversão pelas cidades por perto ou pelas fazendas, a Zeni, que trabalhava na casa da mãe dela, sempre, sempre, tinha um pote enorme desses biscoitinhos para a gente comer a noite. Nooooossa! Era quase um pote por dia. Me lembro que íamos para o quarto ficar conversando e comendo biscoito até tarde da noite, ou melhor, até quase de manhã. Até hoje no meu livro de receita esta escrito "biscoito da Zeni". A receita é antiga, fácil e, como disse, uma delícia.
De uns tempos para cá passei a usá-la, também, como massa de algumas tortas. Fica muito bom pois mantém uma crocancia maior que as massas tradicionais.

Biscoito da Zeni

Ingredientes
2 xícaras de fécula de batata
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açucar
300 gr de manteiga na temperatura ambiente

Preparo
Em uma vasilha misture todos os ingredientes. Quando a massa estiver homogênea, enrole e corte no formato desejado dos biscoitos. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno, em temepratura média, até que fiquem assados no fundo.
O tempo de forno varia de fogão para fogão. Eu prefiro os meus biscoitos mais clarinhos. Essa massa não doura com facilidade então verifique sempre o fundo do biscoito que doura mais rápido que a parte de cima.

2 comentários: