segunda-feira, 16 de agosto de 2010

RISOTTO DI RADICCHIO


Já comentei aqui nesse blog que adoro Risoto. Esse é um dos meus pratos favoritos e sozinho já me satisfaz como uma refeição. Existem variações maravilhosas e, para mim, todas muito fáceis de se fazer. Lógico que o risoto é um prato que também tem os seus segredos - a cremosidade e a consistência do grão são os mais importantes. O Risoto deve ser servido bem cremoso e com o grão com consistência firme mas não dura. Ao ser levado para o prato e mesmo depois de alguns minutos ainda deve estar cremoso.
O risoto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arbório, ou o arroz manteiga, e vai gradualmente colocando o caldo de carne/galinha e outros ingredientes até o arroz estar cozido e não poder mais absorver líquido. A palavra "risoto" significa literalmente pequeno arroz e é um prato típico da região do norte da Itália, mais especificamente provém da Lombardia. O risoto data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risoto.
Essa receita aqui foi feita com o radicchio (Cichorium intybus) que é da família das chicórias e tem origem italiana, de Treviso. As folhas formam, em temperatura fresca, uma bola densa. Seu sabor é levemente amargo e pode ser diminuído se lavado em água morna. Para comercialização, são utilizadas somente as bolas, as folhas soltas em volta da cabeça são muito amargas.

Ingredientes
300 gr de arroz arbório ou carnarole
300 ml de vinho branco
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
100 gr de manteiga
2 pés de radicchio picados
1 litro de caldo de legumes
100 gr de queijo parmesão ralado
sal

Preparo
Em uma panela grande e baixa coloque 50 gr de manteiga e um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho até ficar transparente. Acrescente o arroz (sem lavar) e refogue por mais alguns minutos. Coloque o vinho e deixe "secar". Coloque o radicchio e vá acrescentando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre. Acerte o sal. Quando o arroz estiver "al dente", desligue o fogo e coloque o restante da manteiga e o queijo mexendo sempre para incorporar e formar um creme.
Sirva com parmesão por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário