quarta-feira, 4 de agosto de 2010

MAÇA RECHEADA COM BRIE E ACETO BALSÂMICO





Essa é uma entrada muito gostosa, simples de ser feita e de grande efeito. O molho é feito com uma redução de aceto balsâmico. O aceto balsâmico de Modena é considerado o mais nobre dos vinagres. Ele é obtido através da fermentação de uvas típicas cultivadas na região de Modena, na Itália, é feito principalmente das uvas Trebbiano e Lambrusco. Os vinagres comuns, quando de uvas, são obtidos a partir de vinhos azedos. O aceto balsâmico di Modena é obtido a partir do mosto das uvas prensadas e depois cozido, filtrado e envelhecido. Por não ter fermentação nos estágios iniciais, seus teores de açúcar se mantém intactos. Ele pode ser utilizado puro ou combinado com outros ingredientes para formar molhos e temperos. Durante o cozimento o volume pode ser reduzido em 30 a 70%, dependendo do teor de açúcar. No processo de envelhecimento o aceto descansa em barricas de vários tipos de madeira (carvalho, cerejeira, castanheira entre outras) sendo transferido de madeira para outrs seguidamente conferindo harmonia de acidez, aroma e sabor.

(Aceto Balsâmico 30 anos - Produtor Medici - Itália - Região da Emília Romana em Parma)

O tempo de envelhecimento torna o Aceto Balsâmico mais viscoso, menos ácido e com aroma mais doce. Os menos envelhecidos (2 a 5 anos) são ótimas combinações com saladas, lascas de queijo tipo parmesão, risotos. Os mais envelhecidos (mais de 25 anos) podem acompanhar até sorvetes e morangos.



No preparo de pratos quentes (risotos e assados) deve ser sempre o último ingredientes a ser colocado, pouco antes de tirar a receita do fogo garantindo a transmissão de seu sabor sem perder o aroma extraordinário e complexo. Nas saladas procure usar a sequência: sal, aceto balsâmico e azeite extra virgem.


MAÇA RECEHADA COM BRIE E ACETO BALSÂMICO

Ingredientes
6 maças fuji
1 garrafa de vinho branco
500 gr de açúcar
1 brie
aceto balsâmico
1 limão
Pimenta do reino, canela em pau, cravo, anis estrelado, cardamomo, casca de limão, sementes de coentro e pimenta da jamaica

Modo de Preparo
Descasque as maçãs e corte a parte de cima como se fosse um potinho. (reserve a parte de cima). Com o auxílio de um boleador, ou uma colher, retire o miolo da maçã de maneira a formar um copo. Deixe na água com limão para não escurecer. Em uma panela em fogo baixo, coloque o vinho, o açúcar, a casca de limão e as especiarias e deixe formar uma calda. coloque as maçãs nessa calda para cozinhar por cerca de 20 minutos. Não pode ficar mole. Retire do fogo e escorra a calda. Preencha o miolo com o brie. Tampe com a parte de cima, coloque em um pirex, regue com um pouco de calda e leve ao forno por alguns minutos para esquentar e derreter o brie.
Em uma frigideira coloque o Aceto balsâmico e reduza até 1/3 da proporção. Corrija a acidez com açúcar. Coloque esse molho no fundo do prato e a maçã por cima. Sirva acompanhada de um pãozinho.


Um comentário:

  1. Adorei a explicação sobre o aceto! E que entrada diferente! Deve valer a pena! Bjs

    ResponderExcluir