sábado, 21 de agosto de 2010

BISCOITO DE AVEIA E CANELA



A receita desse biscoitinho vem lá de Visconde de Mauá. Para quem não conhece, ou nunca ouviu falar desse lugar, Visconde de Mauá é uma cidadezinha muito charmosa que fica no alto da serra da Mantiqueira na divisa com o parque nacional de Itatiaia entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Aqui do Rio fica a mais ou menos uns 300 km. Minha familia frequenta a cidade a mais de 30 anos e muita coisa mudou nesse tempo. Antigamente chegamos mesmo a ficar acampados na beira do rio negro por falta de pousadas no lugar mas tudo era maravilhoso, o rio era muito limpo, muito mato, muito bicho. Hoje em dia algumas coisas dessas ja não vemos mais e outras não são possíveis. No lugar onde acampamos hoje existe um hotel, o rio já não é mais tão limpo quanto naquela época e em determinados finais de semana e feriados é quase impossível andar pela estrada por causa da quantidade de motos e carros passando. Mas o lugar ainda continua lindo, com muito verde, muitas cachoeiras e muitos passeios. Acho que todo ano vamos a Mauá, pelo menos uma vez ao ano. Temos familiares e amigos que moram na região e é sempre muito bom visitar e passar uns dias na serra. Já fomos a todo tipo de pousadas e ano passado resolvemos ficar um pouco mais afastados em uma região que conheciamos mas que ainda não haviamos ficado - o vale do Pavão. Essa pousada é muito familiar e possui chalés enormes onde é possível ficar até seis pessoas confortavelmente. Muito boa para quem vai viajar com o s filhos, que foi o meu caso, que fui com minhas filhas e meus pais. Ficamos todos em um chalé enorme muito confortavel. Os donos são da região e tudo é muito simples mas agradavel. Sem luxo mas no meio do vale com uma vista enorme para a mata. A pousada se chama Pousada da Colina - www.pousadadacolina.com.br - e o dono Sr. Sebastião gosta muito de contar historias do inicio da construção da cidade e dos imigrantes que foram para a região. O café da manhã é todo feito na pousada com geléias, queijos e biscoitinhos. E foi um desses biscoitinhos que minha mãe pegou a receita e que todo mundo adora quando prova. Vocês sabem que nem todo mundo, principalmente esse pessoal de hotel e pousadas, gosta de dar receitas, eu já pedi muito e também errei muito porque raramente elas vem corretas - não entendo bem o motivo porque você não vai deixar de frequentar nenhum lugar só porque aprendeu a receita de um quitute local mas, enfim, é contar com a boa vontade de quem detém o conhecimento. A esposa do Seu Sebastião foi muito legal!



Biscoito de Aveia e Canela
Ingredientes
200 gr de manteiga
1 ovo
2 xicaras de farinha de trigo
2 xicaras de aveia
2 xicaras de açucar mascavo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de canela em pó

Preparo
Misturar todos os ingredinetes e fazer pequenas bolas. Em um tabuleiro untado colocar as bolinhas de massa, dar uma amassadinha no meio com o dedo e levar ao forno por, mais ou menos, 30 minutos. Não colocar muito perto um do outro pois eles crescem e podem grudar.



3 comentários:

  1. o site da pousada que tu destes no texto está redirecionando para uma pousada aqui de Gramado no RS e não para a de Mauá...

    em tempo: os biscoitos ficam deliciosos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Eles devem ter feito alguma modificação, vou procurar o link correto.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigada por compartilhar a receita. Fiz hoje, 2018. Ficaram deliciosos. Depois de frios não ficaram quebradiços mas um pouco duros para morder, é assim mesmo?

    ResponderExcluir