quarta-feira, 7 de julho de 2010

INVERNO É TEMPO DE SOPA


SOPINHAS DE ONTEM A NOITE

Adoro sopa! Adoro quando chega o inverno e podemos a noite tomar aquela sopinha gostosa. As fotos não são dignas das receitas mas era a maquina que eu tinha disponível no momento.

Sopa de Tomate com Tomilho

Ingredientes
5 tomates maduros
1 cebola grande
1 tb de caldo de galinha. Carne ou legumes
1 raminho de tomilho fresco
Sal, pimenta do reino
1 colher de sobremesa de açúcar
½ colher de sopa de maisena


Modo de Preparo
Lave bem os tomates em água corrente. Em uma panela coloque os tomates cortados em pedaços com casca e caroços, adicione a cebola também cortada em pedaços (sem casca). Adicione água suficiente até cobrir os pedaços de tomate e cebola. Deixe ferver até que os legumes estejam macios. Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador. Coe para tirar as sementes e a casca. Retorne o liquido coado para a panela e deixe levantar fervura. Adicione o tablete de caldo desejado, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Como o tomate é muito acido, voce deve adicionar o açúcar. Lave bem o ramo de tomilho e adicione alguns galhos na panela. Dissolva a maisena em um pouco de água e adicione a sopa para dar um pouco mais de consistência. Deixe ferver por uns 20 minutos e prove para acertar o sal. Se desejar antes de servir retire os galhos de tomilho. Sirva com queijo parmesão ralado.


Sopa de Batata com Alho Poró

Ingredientes
4 batatas grandes
1 cebola grande
1 alho poro
1 caixinha de creme de leite
Sal, pimenta e noz moscada


Modo de Preparo
Em uma panela coloque as batatas descascadas cortados em pedaços, adicione a cebola também cortada em pedaços (sem casca). Adicione 1 litro de agua e o tablete de caldo desejado. Deixe ferver até que as batatas estejam macias. Deixe esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador. Lave bem e corte em rodelas bem finas o alho-poró. Retorne o caldo das batatas a panela e tempere com sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto. Se o caldo estiver muito grosso, adicione um pouco mais de água. Coloque o alho-poró cortado e deixe levantar fervura por uns 10 minutos. Um pouco antes de servir, adicione o creme de leite e deixe ferver por uns 5 minutos. Prove para acertar o sal. Sirva com queijo parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário