segunda-feira, 19 de julho de 2010

CARPACCIO COM RÚCULA, PATÊ DE AZEITONAS NEGRAS, NOZES E GRANA PADANO

De acordo com Arrigo Cipriani, proprietário atual do Harry's Bar, o Carpaccio foi inventado no Harry's Bar em Veneza, onde foi servido a condessa Amália Nani Mocenigo em 1950. A historia conta que ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado que ela só deveria comer carne crua. [carece de fontes?] Foi inventado então o prato que consistia em fatias finas de carne crua temperada com um molho de mostarda. O prato foi nomeado Carpaccio por Giuseppe Cipriani, ex-proprietário do bar, em referência ao pintor veneziano Vittore Carpaccio, porque as cores do prato lembravam uma das pinturas de Carpaccio.

De acordo com outra história da gênese desse famoso prato, ele nasceu no Restaurante Savini na Galleria Vittorio Emanuele, em Milão. Uma senhora rica, que era uma cliente diária teria dito, também, que seu médico recomendou comer apenas carne crua. Na época, não era socialmente aceitável que uma senhora de seu status comesse "carne crua" no restaurante mais elegante da cidade. O garçom sugeriu então que fosse dado um nome diferente ao prato de carne grua. Aparentemente, uma pintura de Vittore Carpaccio estava pendurado na parede do Savini, e o garçom sugeriu Carpaccio como o nome de código para o prato, assim ela não ficaria envergonhada todas as vezes que quisesse pedi-lo.

Bom! Não sei se é a primeira ou a segunda historia a verdadeira, não sei mesmo se existem outras historia a respeito desse prato mas o que podemos afirmar é que ele foi inventado para socorrer uma senhora que so podia comer carne crua e que o seu nome foi uma homenagem ao pintor Vittore Carpaccio.

Grana Padano

Grana é o nome genérico dado aos queijos duros e granulosos que tiveram origem no Vale do Rio Pó, na época do Império Romano. Proveniente de Piemonte, Lombardia, Emilia Romagna, Veneto e Trentino, o Grana Padano é um queijo duro, elaborado com leite de vaca e tem a forma de um tambor pesando entre 24 kg a 40 kg. Apresenta uma casca muito dura, de cor amarelo forte, de textura lisa e grossa. .Tem um sabor fresco, frutado e doce (lembrando abacaxi). A parte interna do queijo deve ter uma cor amarelo-claro e de textura dura. O Grana Padano é um dos mais populares queijos provenientes da Itália.

O seu nome vem do vocábulo grana (grão) que diz respeito à textura granulosa que apresenta, e o adjetivo Padano, refere-se ao Vale Pianura Padana, onde ele era originalmente produzido. Foi criado há cerca de 1000 anos atrás, por monges da Abadia de Chiaravalle, formada em 1135, perto de Milão, como forma de preservar o leite que produziam. Desta maneira, eles inventaram um queijo de consistência dura e com grande capacidade de resistência no tempo.




Para o Carpaccio

Ingredientes

1 carpaccio de carne comprado pronto

½ limão

Azeite

Pimenta do reino

Sal

1 molho de rúcula

Aceto Balsâmico

Patê de azeitonas negras

500g de azeitonas negras

1 dente de alho

Modo de Preparo

Retire o talo das folhas de rúcula e deixe de molho em água com um pouco de vinagre, por cerca de 30 min. Normalmente essas caixas de carpaccio vem congeladas. Deixe as laminas descongelarem por alguns minutos. Arrume-as em um prato e tempere com o limão, o sal, a pimenta do reino de preferência ralada na hora e o azeite. Escorra as folhas de rúcula e tempere com sal, pimenta do reino, azeite e gotas de balsâmico. Retire os caroços das azeitonas e coloque em um processador com o dente de alho. Bata até obter uma pasta. Sobre as laminas de carne temperada coloque, no centro do prato, as folhas de rúcula, por cima uma colher de patê de azeitona e uma noz. Em torno do prato coloque fatias de Grana Padano. Finalize com azeite e sirva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário